Internacional: Brasileiro presidirá Glenif nos próximos dois anos

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

O contador José Luiz Ribeiro de Carvalho assumiu a presidência do Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (Glenif) durante a Assembleia Ordinária Anual da entidade, realizada no dia 29 de novembro deste ano. José Luiz presidirá o Glenif de dezembro de 2022 a novembro de 2024.

O novo presidente, representante do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), ao receber o cargo, agradeceu o apoio dos dirigentes e das respectivas instituições representadas e destacou a importância do Glenif para a profissão contábil na América Latina. “Estou muito contente por ter trabalhado nesses anos no Glenif, e mais ainda agora, como presidente. Com esse grupo de trabalho magnífico, creio que minha tarefa será facilitada, porque temos pessoas muito experientes, valorosas, que se dedicam com afinco ao grupo. A tarefa que assumo é de extrema relevância para nossa profissão. Por isso, agradeço às instituições representadas e, em especial, ao CFC e ao presidente Aécio Dantas, por todo o apoio que têm manifestado ao Glenif. O Glenif é muito importante para o Brasil e para toda a região da América Latina”, afirmou.

Durante a assembleia, foi eleito como vice-presidente do Glenif o contador Jimmy Jay Bolaño Tarrá, representante do Consejo Técnico de la Contaduría Pública da Colômbia. Esse cargo define a sucessão da presidência da instituição, pois, ao fim do mandato de dois anos, o vice-presidente assume automaticamente a função de presidente.

Na oportunidade, Jimmy Jay agradeceu os votos recebidos e falou sobre a possibilidade de ampliar a participação do Glenif junto aos demais conselhos normativos internacionais de contabilidade. “Trabalharei em parceria com a Diretoria do Glenif para propor temas que sejam de interesse da região (abrangida pelo Glenif), de modo a promover a participação da entidade nesses grupos internacionais”, ressaltou.

Foram eleitos como Diretores Titulares, Hernán Casinelli do Federación Argentina de Consejos Profesionales de Ciencias Económicas, Jimmy Jay Bolaño Tarrá, do Consejo Técnico de la Contaduría Pública da Colômbia e Ángel Salazar Frisancho, Consejo Normativo de Contabilidad do Perú. Para Diretores suplentes foram eleitos Winston Fernández Colegio de Contadores Economistas y Administradores del Uruguay e Carlos Filgueira Ramos do Colegio de Contadores de Chile.  

Por fim, Jorge Gil, presidente que deixou o cargo, agradeceu o apoio de todos e desejou boa sorte à nova diretoria. “Desejo à nova diretoria sorte e sucesso em todos os projetos pleiteados. Ao novo presidente almejo meus melhores desejos”, finalizou.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.