Internacional: Asseguração da qualidade das informações de sustentabilidade domina as discussões do WCOA 2022

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

Terminou, nesta segunda-feira (21), o Congresso Mundial de Contabilidade 2022 (WCOA 2022, na sigla em inglês), realizado em Mumbai, na Índia. Sob o lema "Construindo confiança, viabilizando a sustentabilidade", o destaque das discussões da 21ª edição foi sobre como assegurar a qualidade dessas informações nas demonstrações contábeis em âmbito mundial.

Para tratar dessa questão, o evento discutiu a importância do papel do contador no estabelecimento desse novo contexto sustentável, além de também focar seus debates nas ações de divulgação global das Normas de Sustentabilidade IFRS.

Um dos destaques dessa ação conjunta das lideranças internacionais em contabilidade, foi apresentado na sessão plenária intitulada “Valorizando a confiança nas informações de sustentabilidade”, realizada no dia 20, que contou com a exposição do diretor de Política de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios da  International Federation of Accountants (Ifac), David Madon.

O objetivo do painel foi debater o caminho a ser seguido para aumentar a confiança nas informações de sustentabilidade por meio da asseguração de alta qualidade e das atividades globais de definição de normas do International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB, na sigla em inglês). Durante a sessão, foi discutido qual o direcionamento a ser seguido para aumentar esse confiança baseado na asseguração de alta qualidade e nas normas globais.

A sessão contou com a moderação de Chun Wee Chiew, membro do Conselho do IAASB e a participação dos painelistas Tom Seidenstein, presidente do Conselho Internacional de Normas de Auditoria e Asseguração do IAASB; Wallace D. Gregory, líder de Independência e Conflitos da Deloitte; Hilary Eastman, chefe de Engajamento Global de Investidores da PwC no Reino Unido; e Naweed Lalani, diretor de Auditoria e Infraestrutura – Supervisão e Autoridade de Serviços Financeiros de Dubai.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) acompanhou essas e outras apresentações realizadas no WCOA 2022 e foi representado por uma delegação composta pela vice-presidente Técnica, Ana Tércia Rodrigues, pela vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Sandra Maria de Carvalho Campos, pelo vice-presidente de Administração, Carlos Rubens de Oliveira, pelo coordenador-adjunto da Vice-Presidência Técnica, Wellington do Carmo Cruz, pelos conselheiros Angela Andrade Dantas Mendonça, , José Domingos Filho, Roberto Schulze e Ticiane Lima Santos e pela diretora executiva, Elys Tevania.

O Congresso Mundial de Contadores aconteceu entre os dias 18 e 21 novembro deste ano e, pela primeira vez em sua história, foi realizado na modalidade híbrida.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.