Internacional: ADAA anuncia que adotará Código Internacional de Ética para Contadores Profissionais do Iesba

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

A Abu Dhabi Accountability Authority (ADAA, na sigla em inglês) comunicou que passa a adotar o Código Internacional de Ética para Contadores Profissionais do International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba), edição de 2022, incluindo as normas internacionais independentes. O código será aplicável a todas as entidades sujeitas ao mandato da ADAA para auditorias de demonstrações financeiras para exercícios iniciados em 15 de dezembro de 2023 ou após essa data.

O anúncio foi realizado durante a reunião do conselho do IESBA, que acontece nesta semana, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A ADAA é a autoridade máxima responsável por promover os princípios de responsabilidade, transparência e integridade em todas as entidades e instituições governamentais de Abu Dhabi, locais ou internacionais, nas quais o governo de Abu Dhabi tem participação em número superior a 25%.

O código foi reforçado em várias áreas importantes nos últimos anos, incluindo disposições que abordam o papel e a mentalidade esperada dos contadores profissionais e os requisitos de independência do auditor em relação à prestação de serviços que não são de asseguração para clientes de auditoria e honorários.

O código prioriza, acima de tudo, a responsabilidade de todos os contadores profissionais de agir no interesse público. A força e a aceitação global do código são evidentes, pois ele foi adotado ou é usado em mais de 130 jurisdições, traduzido para cerca de 40 idiomas e adotado pelas 34 maiores redes internacionais de firmas de contabilidade para auditorias transnacionais.

Nos próximos dias, o Iesba continuará deliberando sobre questões estratégicas em seu projeto para desenvolver normas de ética e independência para relatórios e asseguração de sustentabilidade, bem como em um projeto relacionado ao uso de especialistas por contadores profissionais em negócios e prática pública. Entre outros itens da agenda, espera-se também que o Iesba finalize um documento de consulta sobre sua estratégia e plano de trabalho para 2024-2027.

Para obter mais informações sobre o anúncio da ADAA, entre em contato mediante o seguinte e-mail: communication@adaa.gov.ae.

Para mais informações sobre a reunião do Iesba, clique aqui. Para se inscrever e participar do evento como ouvinte, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.