Instrumentos Financeiros é tema de workshop

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Cerca de 200 pessoas, entre estudantes, profissionais e conselheiros do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), participaram, na manhã desta quinta-feira (17), no auditório do CFC, em Brasília (DF), do workshop sobre o Pronunciamento Técnico NBC TG 48, correlato às Normas Internacionais de Contabilidade IFRS 9.

O conselheiro do CFC Marcelo Cavalcanti de Almeida e o prof. dr. Fernando Galdi (Fucape) discutiram sobre o impacto e a importância da NBC TG48 no dia a dia dos profissionais.  A norma tem o objetivo de estabelecer princípios para ativos e passivos financeiros, que devem apresentar informações pertinentes e úteis aos usuários de demonstrações contábeis para avaliação dos valores, época e incerteza dos fluxos de caixa futuros da entidade.

De acordo com a norma, o Pronunciamento Técnico pode ser aplicado por todas as entidades e nos tipos de instrumentos financeiros, exceto em participações em controladas, coligadas ou empreendimentos controlados em conjunto, que devem ser contabilizadas de acordo com o CPC 36, 18 e 19; e em direitos e obrigações previstos em arrendamentos aos quais se aplique a NBC TG 06 (R2),  entre outros.

Para ler o CPC 48, clique aqui.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.