Inscrições para Exame de Qualificação Técnica começam no dia 16

Por Juliana Oliveira
RP1 Comunicação

Auditores interessados em atuar em empresas reguladas pela CVM terão prova específica

Começam no próximo dia 16 de maio as inscrições para a 16ª edição do Exame de Qualificação Técnica (EQT) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O exame é voltado aos contadores que desejam atuar na área de auditoria independente e é exigido dos auditores que trabalham em empresas reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Banco Central do Brasil (BCB) e Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Instituído em 2004, o EQT é uma certificação de qualidade que busca aferir o conhecimento técnico profissional necessário para atuação na área de auditoria. A partir de 2016, os interessados em atuar em empresas reguladas pela CVM terão uma prova específica, como já ocorria com os interessados em atuar no mercado regulado pelo BCB e pela Susep. O exame será dividido em quatro provas: a prova de Qualificação Técnica Geral (QTG), cuja aprovação garante o ingresso no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI), e as específicas para a CVM, o BCB e a Susep.

Segundo o gerente de Normas de Auditoria da CVM, Madson Vasconcelos, a existência de uma prova específica para os interessados em atuar no mercado regulado pela CVM é importante porque exigirá uma maior especialização dos profissionais habilitados. “A prova vai abordar questões específicas do mercado, em complemento àquelas questões gerais, propostas no exame de qualificação técnica geral”, afirma.

A prova de Qualificação Técnica Geral (QTG) é composta por 50 questões objetivas, que valem um ponto cada, e duas questões dissertativas, valendo 25 pontos cada. Para este ano, as específicas sofreram alterações no número de questões. Cada prova terá 25 questões objetivas, valendo dois pontos cada, e duas subjetivas, valendo 25 pontos cada. Anteriormente, eram 50 questões objetivas que valiam um ponto cada. Para ser aprovado, o candidato deve acertar, no mínimo, 60% das questões objetivas e das dissertativas em cada prova.

 O exame ocorre, geralmente, uma vez por ano e as quatro provas são realizadas em dias distintos, de modo que o candidato pode fazer mais de uma prova. “O candidato pode se inscrever nas quatro provas, se for de seu interesse, mas só terá as provas específicas corrigidas se for aprovado na prova de Qualificação Técnica Geral (QTG) ou se já estiver inscrito no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)”, explica o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Nelson Zafra.

A prova de Qualificação Técnica Geral será aplicada no dia 22 de agosto, a prova específica da CVM será no dia 23; a do Banco Central, dia 24; e a da Susep, dia 25. O conteúdo das provas pode ser conferido no edital, que está disponível aqui.

As inscrições podem ser feitas entre o dia 16 de maio e 30 de junho. A taxa é de R$ 150,00 por prova. O local do exame será informado a partir do dia 8 de agosto, conforme o disposto no item 3.2 do Edital.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.