Inovação e empreendedorismo são temas da XIII Convenção de Contabilidade do DF

Por Fabrício Lourenço
Comunicação CFC

Brasília, 14 de dezembro de 2021. Cerca de 200 profissionais da contabilidade do Distrito Federal participaram, na manhã desta terça-feira (14), no auditório da Legião da Boa Vontade (LBV), em Brasília (DF), da XIII Convenção de Contabilidade do Distrito Federal, que traz o tema “Empreendedorismo e Inovação em tempos de transformação”.

O evento, que conta com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), tem o objetivo de apoiar a capacidade técnica, com foco no desenvolvimento profissional; estimular a qualificação; e aprimorar os conhecimentos técnicos dos profissionais da contabilidade.

A diretora do CFC, Elys Tevania Alves de Souza Carvalho, que representou o presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, destacou, no seu discurso, o trabalho do Sistema CFC/CRCs durante a pandemia. “Nesses últimos dois anos de gestão, os líderes conseguiram conduzir muito bem o Sistema em meio a tantos desafios”, disse. Para ela, o lema da Convenção é “muito oportuno, uma vez que empreendedorismo e inovação foram fundamentais à manutenção das empresas”.

Com a pandemia, o profissional precisou se adaptar, inovar e apoiar seus clientes. Para Elys, os “novos tempos aceleraram uma mudança que já vinha sendo implementada na nossa forma de atuação. Tornamo-nos mais consultivos e mais colaborativos na tomada de decisão”. Na ocasião, a diretora do CFC destacou algumas ações da gestão do contador Zulmir Breda, que termina o mandato no dia 31 de dezembro de 2021.

Entre as ações, destaque para a classificação em 1º lugar do CFC na avaliação do Tribunal de Contas (TCU) sobre Governança Pública, a adequação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o certificação pela ISO 9001 e 37001, que garante boas práticas no Sistema de Gestão da Qualidade e Antissuborno.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Freire, por sua vez, colocou a Secretaria à disposição do Conselho Regional do Distrito Federal (CRCDF) e reforçou a importância dos profissionais locais. “Devemos estar juntos para construirmos um DF melhor, com foco na simplificação e na desburocratização. Esse é o nosso lema”, disse. Sobre a atuação da classe contábil na pandemia, o secretário reafirmou que os profissionais da contabilidade são imprescindíveis para orientar os empresários, enfatizando que “a retomada econômica está próxima e os contadores contribuirão para o fortalecimento dos empresários”, disse.

O presidente do CRCDF, Daniel Fernandes, agradeceu a participação de todos e reforçou a importância da Convenção, que traz temas de interesse para a classe. A palestra Inovação e Disrupção Digital, com o palestrante Ronan Damasco, iniciou os trabalhos do evento. Para conferir a programação completa, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.