Importância do profissional contábil é destacada na abertura da IV Secofem

Fonte: Pau e Prosa Comunicação – Assessoria CRCMT

A importância do profissional contábil e da contabilidade para o setor público deu o tom da abertura da IV Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (Secofem), na manhã do dia 9 de novembro, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Secretaria do Tesouro Nacional (STN), com apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT), o evento oferece 20 módulos de capacitação que vão até o dia 13 de novembro.

CRCMTeSindifisco2-1024x682

Silvia Mara Leite Cavalcante, presidente do CRCMT

A edição de Cuiabá (MT) fecha o ciclo 2015 da Secofem, que proporciona aos participantes ferramentas úteis no sentido de capacitá-los e sensibilizá-los quanto à melhor forma de aplicação dos recursos públicos, num claro reconhecimento do importante papel da contabilidade como fator de proteção da sociedade.

Nesse sentido, a presidente do CRCMT, Silvia Cavalcante, agradeceu ao CFC e à STN o privilégio de receber um dos quatro eventos realizados este ano. “É um estado periférico, a maioria dos profissionais está concentrada nos grandes centros, mas nós fomos privilegiados fechando o circuito 2015”, comemorou.

Silvia também enalteceu o fato de ser uma capacitação voltada ao trabalho do contabilista num setor que até há pouco tempo parecia inexistir. “Há dez anos praticamente o CFC estendeu o trabalho da autarquia, abriu os olhos para a área pública. Nós focávamos nossa atenção praticamente na área empresarial, hoje o foco é a contabilidade seja em que esfera estiver”, frisou.

O conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Ronaldo Ribeiro Oliveira, ressaltou que se trata de um momento novo da contabilidade, em que paradigmas são quebrados, reconhecendo-se a importância do trabalho dos contabilistas na engrenagem do poder público. Daí a necessidade de capacitação desse profissional. “Nós precisamos e contadores fortes, preparados para poder desenvolver e encabeçar esse processo. Então, é uma mudança de cultura forte e aí a participação, esse trabalho da STN e Conselhos, é muito importante”, avaliou.

O coordenador substituto da CConf da STN, Thiago de Castro Souza, ressaltou os desafios do Tesouro Nacional, especialmente no plano de implantação de procedimentos contábeis patrimoniais. “Isso é uma novidade na nossa cultura contábil. Sempre fomos muito focados aqui no Brasil numa contabilidade orçamentária. Agora está na hora de resgatar o patrimônio como objeto da contabilidade e esse plano de implantação acho que é fundamental nesse aspecto”, analisou. Thiago também reservou uma parte da palestra para falar de custos aplicado ao setor público.reduzida-1024x552

Serviço – A IV Secofem 2015 vai até o dia 13 de novembro, na UFMT – Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367, Bairro Boa Esperança, em Cuiabá MT.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.