Implementação das normas Ipsas é tema da palestra da presidente Maria Clara Bugarim no IX Cumbre de las Américas

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

A presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, palestrou, na manhã desta quinta-feira (6), no IX Cumbre de las Américas. Ela falou sobre a implementação das Normas Ipsas, aplicadas ao setor público, e sobre como essa prática tem sido exitosa no Brasil.

Para destacar esse sucesso nacional, Maria Clara apresentou o exemplo da Bahia, que alcançou resultados expressivos com a adoção das NBC TSP 10 - Redução ao Valor Recuperável de Ativo Gerador de Caixa (Ipsas 26 - Impairment of Cash-Generating Assets), NBC TSP 07 - Ativo Imobilizado (Ipsas 17 - Property, Plant and Equipment), NBC TSP 05 - Contratos de Concessão de Serviços Públicos: Concedente (Ipsas 32 - Service Concession Arrangements: Grantor), entre outras, melhorando muito o desempenho financeiro do estado.

Cilea - Outro ponto de destaque da participação da presidente da Abracicon foi sua eleição, no dia 5, durante a realização da Assembleia Geral do Cilea, para o cargo de vice-presidente do Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea). Com essa vitória, Maria Clara passará a ser a primeira mulher a comandar o Comitê, a partir de dezembro deste ano, quando será empossada presidente.

Atualmente, a contadora também é coordenadora Comissão Nacional de Educação Contábil do CFC, que, neste ano, realizou o grande trabalho de construir a proposta da minuta que altera a Resolução CNE/CES nº 10, de 16 de dezembro de 2004. O documento estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e guia as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

Para saber mais sobre o evento, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.