II Convenção Sergipana de Contabilidade traz para o debate o empreendedorismo e as novas tecnologias que conectam ao futuro

Por Rafaella Feliciano
Comunicação do CFC

A capital de Sergipe, Aracaju, é palco da II Convenção Sergipana de Contabilidade, o maior evento contábil do Estado. Com o tema “Contabilidade: Empreendedorismo e novas tecnologias que conectam ao futuro", o evento iniciou nesta quinta-feira (11) e segue até sábado (13), com palestrantes de renome nacional e internacional.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prado Dantas Junior, participou do encontro representando o presidente do CFC, Zulmir Breda. Aécio, que também integra a chapa vencedora das eleições do Conselho na renovação de 2/3 do Plenário para a próxima gestão, destacou a importância da capacitação para o aprimoramento da carreira do profissional contábil. Segundo ele, a pandemia trouxe muitos impactos negativos, tanto no âmbito social quanto econômico, mas também despertou a necessidade de transformação. “O período pandêmico foi difícil para todos, mas também uma oportunidade para reafirmar o quanto o contador é essencial para o desenvolvimento das instituições públicas e privadas. Pudemos entender que possuímos um papel muito mais estratégico para os negócios, pois somos a ciência da informação”, ressaltou.

Para Aécio Dantas, a capacitação é fundamental no âmbito contábil. Segundo ele, a tecnologia é um “caminho sem volta” e é imprescindível que os profissionais estejam preparados para as mudanças. “A tecnologia é um caminho sem volta e precisamos usá-la em nosso benefício. A automação ficará com a inteligência artificial, mas nos posicionaremos de outras formas, como, por exemplo, gerenciando e analisando para apoiar a tomada de decisões. A mudança é urgente e necessária. É hora de pensarmos o inimaginável. O que antes dava certo, hoje já não é realidade. É preciso que saiamos da inércia”.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC ainda completou sua mensagem incentivando os profissionais da contabilidade a buscarem, cada vez mais, o conhecimento e a inovação. “Quando a velocidade da mudança externa é maior que a interna, estamos próximos do fim. A mudança não depende das entidades contábeis, a mudança que precisamos está em nosso interior e temos que despertá-la. Se não mudarmos a nossa forma de atuar, se não entendermos que é chegada a hora de nos transformarmos e capacitarmos, ai sim, perderemos o nosso espaço. Mas se estivermos preparados, o mundo será nosso!”, completou.

Ao finalizar o seu discurso, Aécio Dantas, que também é sergipano, agradeceu o apoio do seu estado na vitória da sua chapa na eleição do CFC. “Não é uma conquista minha, mas de cada um de vocês. Quero que vocês se sintam muito felizes por um originário do CRCSE poder, hoje, representar a maior entidade da contabilidade brasileira. A vitoria não é minha, é de todos vocês. Gratidão e lealdade é o que eu levo comigo”, concluiu emocionado.

O empreendedorismo e as novas tecnologias

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, Vanderson da Silva Mélo, realizou a abertura oficial da II Convenção relembrando os grandes desafios enfrentados pela classe contábil em 2020. Mas acredita que “o pior já foi superado” e afirma que agora o momento é para a retomada do desenvolvimento econômico do País. E, para isso, eventos como a convenção sergipana são imprescindíveis para o fomento da discussão sobre os novos rumos do empreendedorismo pós-pandemia e as tecnologias.

“Com a pandemia ao menos controlada, conseguimos estar todos neste ambiente, ainda respeitando as determinações das autoridades sanitárias, para realizar, sem dúvida nenhuma, o maior evento de contabilidade de Sergipe e um dos maiores do Brasil. Esta convenção fecha com chave de ouro o nosso trabalho na área de capacitações. São 19 palestras e 4 minicursos que atendem aos anseios dos nossos profissionais e abordam diversos temas do nosso cotidiano, além de nos despertar para a revolução tecnológica a que devemos nos adaptar”, ressaltou o presidente do CRCSE que encerra a sua gestão em dezembro deste ano.

Ele também lembrou que, mesmo com as dificuldades resultantes da pandemia, o Conselho Regional atuou fortemente no trabalho virtual e, entre as principais ações de seu mandato, destacou a implantação do curso de mestrado na área de Ciências Contábil.  “Mas sem dúvida nenhuma, a nossa maior conquista foi a realização do curso de mestrado em contabilidade, destinado aos nossos profissionais. Aliás, o primeiro e único a ser cursado em Sergipe em toda a história. Esse êxito, que vale por uma gestão, impulsionará a pesquisa contábil em nossa sociedade e trará ganhos inestimáveis para as futuras gerações”, completou.

Na ocasião, o secretário de Estado da Administração, Manuel Dernival Santos Neto, que participou da abertura do encontro representando o governador do Estado de Sergipe, Belivaldo Chagas, anunciou que, em breve, será realizado um concurso público para a contratação de profissionais da contabilidade. “Nós reconhecemos a importância dessa classe, principalmente após todos os problemas vivenciados no País com a Covid-19 e, portanto, precisamos reforçar a prestação desse serviço”.

Para a presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Sergipe (Sescap/SE), a contadora Gleide Selma Santos, o conhecimento é o caminho para a transformação. Segundo ela, os contadores precisam entender que agora, mais do que nunca, o papel da classe é fundamental para a retomada do crescimento. “Só seremos essenciais para as empresas quando deixarmos de ser vistos como mero custo para sermos um investimento. E isso vem com o grau de conhecimento que adquirimos. E tenho certeza de que estamos prontos para fomentar o desenvolvimento econômico do nosso País”, afirmou.

O controlador geral do município de Aracaju, Eliziário Sobral, também deixou o seu recado. “Que vocês saiam convictos deste evento sobre o papel da classe contábil para o país: a maior contribuição para a retomada da nossa economia, a nova fênix da história da sociedade brasileira”.

Além dos conselheiros do CRCSE, também estiveram presentes na abertura a vice-presidente de Registro do CFC, Lucelia Lecheta; os presidentes dos CRCs: Rangel Francisco Pinto (GO), Rosa Maria Abreu Ramos (MG), Samir Nehme (RJ), Ana Tércia Lopes Rodrigues (RS), e a contadora Neusa, representando SC; os conselheiros do CFC, Angela Andrade Dantas (SE), Carlos Barcellos Damasceno (ES), Elias Dib Caddah Neto (PI), José Gonçalves Campos Filho (PE), Garibaldi Dantas Filho (PB), Galydson Trajano Farias (PB), Heraldo de Jesus Campelo (MA), Manoel Carlos de Oliveira Júnior (AM)  e Nilva Amália Passeto (PR).

Empresas do Século XX, Pessoas do Século XXI: A importância da Tecnologia

Para brindar o encerramento do primeiro dia da II Convenção Sergipana de Contabilidade, o público recebeu o especialista em inteligência artificial Gil Giardelli que proferiu a palestra “Empresas do Século XX, Pessoas do Século XXI: A importância da tecnologia”.

Giardelli trouxe exemplos mundiais de como os avanços tecnológicos têm influenciado nos mais diversos segmentos da sociedade desde a saúde às formas de relacionamento humano.

Ele apresentou um panorama sobre o processo de automação de processos e as novidades no mundo High-tech.  “Vivemos hoje uma nova era, na qual o físico e o digital se encontram. Mas um não substitui o outro, eles se complementam para a obtenção de resultados mais satisfatórios”, declarou Giardelli.

O especialista também rechaçou a ideia de que os avanços tecnológicos iriam criar desemprego generalizado. “Para cada vaga de emprego que se fecha por conta da modernização de processos, outras três oportunidades surgem. O que é necessário é promovermos educação e qualificação para as pessoas, para que possam fazer a transição neste mundo complexo”, alertou.

A Convenção segue até sábado e a programação pode ser conferida AQUI.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.