IFRS Sustainability anuncia Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) como membro do Fórum Consultivo de Normas de Sustentabilidade (SSAF)

Fonte: Comunicação IFRS Sustainability

Por Comunicação Ibracon 

Anúncio da composição do Fórum foi feito hoje, 21 de dezembro.

Treze representantes de jurisdições e regiões de todo o mundo se reunirão para formar um Fórum Consultivo de Padrões de Sustentabilidade (SSAF), que trabalhará com o International Sustainability Standards Board (ISSB) para uma linha de base global abrangente de divulgação relacionada à sustentabilidade para os mercados de capitais.

Os membros da SSAF fornecerão ao ISSB consultoria técnica para contribuir com o desenvolvimento do trabalho de definição de padrões do ISSB.

Representando o Brasil, foi anunciada a participação do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), entidade que conta com representantes do Ibracon - Instituto de Auditoria Independente do Brasil em sua composição. Canadá, China, Índia, Japão, México, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Suíça e Reino Unido se juntarão a entidades representativas da África, da União Européia e da América Latina.

O SSAF foi estabelecido para formalizar e agilizar o envolvimento do ISSB com órgãos jurisdicionais e regionais para garantir que uma ampla gama de contribuições nacionais e regionais sobre as principais questões técnicas relacionadas ao estabelecimento de padrões do ISSB sejam discutidas e consideradas.

Os membros inaugurais foram nomeados com base em sua profunda experiência técnica em relatórios de sustentabilidade e compreensão da abordagem jurisdicional ou regional para relatórios de sustentabilidade que estão representando. O SSAF também se beneficiará de observadores oficiais representando a Comissão Européia, IOSCO e a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos. Além disso, um representante da Global Reporting Initiative (GRI) participará das reuniões quando relevante, com base no compromisso que o ISSB e o GRI assumiram no início deste ano de promover a interoperabilidade no cenário de divulgação.

O presidente do ISSB, Emmanuel Faber, disse:

"A perspectiva jurisdicional que os especialistas da SSAF fornecerão ao nosso trabalho de definição de normas será extremamente importante para garantir que nossos padrões possam atender com eficácia às necessidades do mercado de capitais e criar uma linha de base verdadeiramente global. Esperamos trabalhar de forma construtiva com eles para cumprir os objetivos do ISSB".

Os membros do SSAF e observadores oficiais são:

Africa
Pan African Federation of Accountants (PAFA)

Américas
Brazilian Committee of Sustainability Pronouncements (CBPS)
CPA Canada (as interim prior to the establishment of the Canadian Sustainability Standards Board (CSSB))
Group of Latin American Accounting Standard Setters (GLASS)
Mexican Financial Reporting Standards Board (CINIF)

Asia-Oceania
Accounting Regulatory Department, Ministry of Finance of People's Republic of China (ARD)
Institute of Chartered Accountants India (ICAI)
Korea Accounting Institute (KAI) and the Financial Services Commission (FSC)
Saudi Organization for Chartered and Professional Accountants (SOCPA)
Sustainability Standards Board of Japan (SSBJ)

Europe
European Financial Reporting Advisory Group (EFRAG)
Swiss State Secretariat for International Finance (SIF)
UK Financial Reporting Council

Observers

Americas
United States Securities and Exchange Commission (US SEC)

Europe
European Comission

Global
IOSCO

Invited observer for selected meetings
Global Global Reporting Initiative (GRI)

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.