IFRS para PMEs: reveja o webinar do CFC realizado para os países de língua portuguesa

Por Rafaella Feliciano com informações de Maristela Girotto

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, no dia 23 de outubro, um webinar, para os profissionais de países de língua portuguesa,  sobre a consulta pública do International Accounting Standards Board (Iasb) que visa à atualização da norma IFRS para Pequenas e Médias Empresas – IFRS for SMEs Standard. A apresentação do tema foi realizada pelo contador brasileiro e membro do Board do Iasb, Tadeu Cendón.

Cendón explicou, entre outros pontos, o pedido de informações do Iasb sobre a estrutura da norma, para decidir se, como e quando alinhar a IFRS para PMEs com as normas IFRS (full). O Iasb quer saber até que nível o normativo para PMEs deve estar alinhado com a norma completa, seguindo os princípios de relevância, simplificação e representação fiel.

Em âmbito nacional, a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC TG) 1000 – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, que está relacionada à IFRS para PMEs, é aplicável à maioria das empresas no país. O vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho, foi o moderador do evento que também contou a participação da União dos Contabilistas e Auditores de Língua Portuguesa (Ucalp). A Ucalp é uma associação sem fins lucrativos, formalizada em setembro de 2019, que congrega as entidades reguladoras da profissão contábil e de auditoria dos países ou regiões de língua portuguesa

Clique aqui e reveja o webinar

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.