Ifac participa da UNCAC CoSP9 e reitera compromisso com o engajamento global contra a corrupção

Por Simone Kuperchmit
Comunicação Social

Na semana passada, a International Federation of Accountants (Ifac) participou como observadora oficial da nona sessão da conferência dos Estados Partes da Convenção das Nações Unidas contra Corrupção (UNCAC CoSP, sigla em inglês).  Na ocasião, a Federação apresentou uma declaração destacando o importante papel da profissão contábil no combate à corrupção.

No documento, a Ifac destaca que a corrupção impacta indivíduos e coletividade e mina a confiança vital da sociedade nas instituições. De acordo com a mensagem, a singularidade da atuação contábil se ancora, entre outras coisas, em um forte código global de ética que baliza o trabalho desses profissionais na prática pública, contribuindo e apoiando a transparência, relevância e integridade essenciais nos sistemas e informações que sustentam economias vibrantes e instituições sociais confiáveis.

A íntegra da declaração pode ser obtida no link: https://www.ifac.org/knowledge-gateway/building-trust-ethics/discussion/global-engagement-against-corruption-ifac-uncac-cosp9

O evento - A participação na UNCAC CoSP9 faz parte do compromisso mais amplo da Ifac com as questões globais de integridade. O encontro teve como objetivo revisar a implementação da UNCAC, que é um tratado juridicamente vinculativo com 189 “Estados Partes” em todo o mundo. 

O respectivo tratado exige que os países criminalizem a corrupção e atos relacionados, além de abordar medidas preventivas, aplicação da lei, cooperação internacional, recuperação de ativos, assistência técnica e intercâmbio de informações. 

A implementação e a revisão da UNCAC são realizadas pela Conferência dos Estados Partes (CoSP), principal órgão de formulação de políticas do tratado. Esse grupo se reúne a cada dois anos para discutir e adotar resoluções e decisões, além de primar pela melhoria da capacidade de execução das ações definidas, aumentar a cooperação entre os Estados.

A importância desse tratado convencionou o estabelecimento do Dia Internacional Anticorrupção, celebrado todo o dia 9 de dezembro, desde a assinatura dessa convenção, ocorrida no ano de 2003.

Saiba mais aqui.

Fonte: site da Ifac

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.