Ifac: “Maior transparência e responsabilidade na prestação de contas no setor público”

Por Maristela Girotto - Comunicação CFC
Com informações da Ifac

A Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês) lançou, nesta semana, um documento com o tema “Maior Transparência e Responsabilidade na Prestação de Contas no Setor Público”.

Chamado de “Ponto de Vista” pela Ifac, o conteúdo afirma que o setor público está enfrentando uma miríade de prioridades concorrentes, incluindo uma crise de saúde global sem precedentes e uma emergência climática, e deve tomar decisões críticas que afetarão as gerações futuras. Nesse ambiente, para a Federação, ajudar os cidadãos a entenderem como os fundos públicos estão sendo administrados e gastos, bem como a razão e as consequências das decisões tomadas, pode atender à necessidade crescente de transparência e responsabilidade para reter e aumentar a confiança das partes interessadas.

No documento, a Ifac aborda a necessidade de uma forte governança e gestão das finanças públicas, para que governos e entidades do setor público, em todo o mundo, possam tomar decisões baseadas em dados, para as pessoas, o planeta e a economia. O editorial também descreve como a profissão de contabilidade, com seu mandato de interesse público, pode apoiar o setor público na obtenção de sustentabilidade financeira de longo prazo e de resiliência, para ajudar a criar um mundo melhor, com economias mais fortes e sociedades mais justas.

“Nosso último ponto de vista concentra-se em medidas viáveis, que os contadores do setor público podem seguir para promover a confiança e aumentar a resiliência globalmente”, afirma Kevin Dancey, diretor executivo da Ifac.

Os “Pontos de Vista” da Ifac trazem o posicionamento da Federação – como a voz da profissão contábil em nível global –, sobre as principais questões políticas que afetam a profissão e a sociedade. Esses documentos representam a posição oficial da Ifac sobre o assunto.

Clique para acessar: Maior transparência e responsabilidade na prestação de contas no setor público.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.