IFAC, Gavi e The Global Fund lançam programas pioneiros de capacitação em contabilidade em países da África

Tradução Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

A International Federation of Accountants (IFAC, na sigla em inglês), a Gavi (The Vaccine Alliance) e o Fundo Global de Combate à AIDS, Tuberculose e Malária lançaram, na última sexta-feira (23), programas de capacitação contábil em Gana e Burquina Fasso, ambos países da África. A iniciativa pioneira visa desenvolver a profissão contábil nesses países, por meio do apoio ao Institute of Chartered Accountants of Ghana e à Ordre National des Experts Comptables et des Comptables Agréés du BurKina Faso.

A IFAC firmou parceria com a Federação Pan-Africana de Contadores (PAFA, na sigla em inglês), que desempenhará o papel de gerente de programa e projeto para a implementação dos projetos-piloto em ambos os países.

Ao se concentrar no fortalecimento da infraestrutura da profissão contábil, esses projetos-piloto apoiarão práticas contábeis robustas no setor de saúde pública, melhorarão a gestão financeira geral dos fundos dos doadores e fornecerão benefícios de longo prazo para a economia e a sociedade em Gana e Burquina Fasso.

O evento formal de lançamento, ocorrido no último dia 23, foi precedido de duas semanas de reuniões intensivas em Acra, capital do Gana, e em Uagadugu, capital de Burquina Fasso, para coordenar um amplo apoio e garantir o sucesso. O evento foi uma oportunidade para a IFAC, as organizações locais de contabilidade e as agências doadoras se encontrarem – inclusive a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês), que recentemente juntou esforços para desenvolver capacidade e apoiar a gestão financeira no país. As discussões consideraram os próximos passos para os projetos em Gana e Burkina Faso e o futuro da parceria.

Sobre o Fundo Global

O Fundo Global é uma parceria mundial para derrotar o HIV, a tuberculose e a malária e garantir um futuro mais saudável, seguro e equitativo para todos. O fundo arrecada e investe mais de US$ 4 bilhões por ano para combater as doenças infecciosas mais mortais e fortalecer os sistemas de saúde em mais de 100 países mais atingidos por essas enfermidades. Desde o início da pandemia da Covid-19, o programa investiu mais US$ 4,3 bilhões para combater o novo surto sanitário e reforçar os sistemas de saúde. A iniciativa une líderes mundiais, comunidades, sociedade civil, profissionais de saúde e setor privado para encontrar soluções que tenham o maior impacto e replicá-las em escala mundial. Desde 2002, a parceria do Fundo Global já salvou 50 milhões de vidas.

Sobre a Gavi, a Aliança de Vacinas

Gavi, The Vaccine Alliance é uma parceria público-privada que ajuda a vacinar metade das crianças do mundo contra algumas das doenças mais mortais. Desde sua criação, em 2000, a Gavi ajudou a imunizar toda uma geração – mais de 981 milhões de crianças – e evitou mais de 15 milhões de mortes, o que contribuiu para reduzir pela metade a mortalidade infantil em 73 países de baixa renda. A Gavi também desempenha um papel fundamental na melhoria da segurança sanitária global, ao apoiar os sistemas de saúde e financiar estoques globais de vacinas contra ebola, cólera, meningite meningocócica e febre amarela. Após duas décadas de progresso, a Gavi agora está focada em proteger a próxima geração, principalmente as crianças com dose zero – ou seja, que não receberam nem uma única vacina. A Vaccine Alliance emprega financiamento inovador e as mais recentes tecnologias – de drones a biometria – para salvar milhões de vidas, prevenir surtos antes que eles possam se espalhar, e ajudar países no caminho da autossuficiência. Saiba mais em www.gavi.organd e siga no Facebook e no Twitter.

A Gavi é coorganizadora da Covax, o pilar de vacinas do Acelerador de Acesso às Ferramentas Covid-19 (ACT, na sigla em inglês), juntamente à Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Em sua função, a Gavi está focada na aquisição e entrega para Covax: coordena o projeto, a implementação e a administração do Mecanismo Covax e do Gavi Covax AMC, e trabalha com seus parceiros da Aliança, Unicef e OMS, juntamente a governos, na preparação e distribuição dos fármacos aos países.

Mais informações podem ser acessadas aqui.

Fonte: site da IFAC.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.