IFAC divulga plano de ação para combater a corrupção e o crime econômico

Por Simone Kuperchmit
Comunicação CFC

A International Federation of Accountants (IFAC, na sigla em inglês) divulgou, no último dia 6, o Plano de Ação para Combater a Corrupção e o Crime Econômico. A iniciativa estabelece mais de 30 ações específicas para a IFAC e a profissão contábil, relacionadas a educação, política baseada em evidências, padrões globais, parceria e liderança de pensamento.

O plano de ação incorpora um compromisso maior da profissão de contador para combater a corrupção, bem como o crime econômico de forma mais ampla. A iniciativa aproveita o alcance da profissão na prática pública, nos negócios e no setor público para contribuir diretamente para a luta contra a corrupção e, indiretamente, apoiando a integridade e a transparência nos negócios e no governo, bem como na formulação de políticas globais e domésticas eficazes.

O projeto foi desenvolvido com amplo envolvimento das 180 organizações membros da IFAC, bem como de nossos grupos consultivos, parceiros de rede e outras organizações globais importantes. Inspirando-se na Estratégia Anticorrupção para a Profissão Jurídica da International Bar Association (IBA), o plano de ação foi elaborado em estreita coordenação com o IBA, em parceria contínua que visa trazer mais energia para este importante trabalho.

Mais informações podem ser acessadas aqui.

Fonte: site da IFAC

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.