Ifac continua defendendo a convergência na divulgação global de sustentabilidade

Comunicação CFC

A International Federation of Accountants (Ifac, sigla em inglês) tem apoiado uma orientação global para fornecer informações de sustentabilidade consistentes, comparáveis ​​e confiáveis. Essa divulgação deve se tornar um componente central do ecossistema de relatórios corporativos que ajuda as partes interessadas a avaliar os objetivos e o progresso para enfrentar a crise climática e outras questões ambientais, sociais e de governança. As Normas Europeias de Relatórios de Sustentabilidade podem desempenhar um papel importante no alinhamento de objetivos globais e específicos de jurisdição.

A Ifac apoia a visão de que os requisitos de divulgação de sustentabilidade devem ser desenvolvidos para capturar e medir o que realmente importa e para facilitar a adoção e implementação de maneira compatível internacionalmente. O alinhamento entre os requisitos globais e específicos da jurisdição, na medida do possível, é fundamental para empresas que operam além das fronteiras nacionais, que competem por capital globalmente e que trabalham para um futuro mais sustentável.

Segundo o CEO da Ifac, Kevin Dancey, “Coletivamente, temos uma oportunidade histórica de adotar equivalência e interoperabilidade em iniciativas de sustentabilidade em todo o mundo, alavancar o trabalho de estruturas de sustentabilidade de alta qualidade existentes e evitar fragmentação e complexidade regulatórias dispendiosas. Para este fim, a Ifac apoia fortemente o grupo de trabalho recentemente anunciado do ISSB, que estabelecerá um diálogo para maior compatibilidade entre os rascunhos de exposição recentes do ISSB e as iniciativas jurisdicionais em andamento, como a da União Europeia.”

A Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa da Comissão Europeia busca colocar os relatórios relacionados à sustentabilidade no mesmo patamar dos relatórios financeiros tradicionais – abordando quais informações de sustentabilidade devem ser relatadas e exigindo sua garantia, entre outros elementos importantes que podem aprimorar os relatórios corporativos. Esperamos que este importante trabalho contribua e amplifique o impacto de um sistema emergente de divulgação de sustentabilidade global.

Saiba mais sobre o apoio da Ifac a uma abordagem global à divulgação relacionada à sustentabilidade no sítio https://www.ifac.org/.

Sobre a Ifac

A Ifac é a organização global da profissão contábil dedicada a servir ao interesse público, fortalecendo a profissão e contribuindo para o desenvolvimento de economias internacionais fortes. Ela é composta de 180 membros e associados em 135 países e jurisdições, representando mais de 3 milhões de contadores em práticas públicas, educação, serviços governamentais, indústria e comércio.

Fonte: site da Ifac

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.