IFAC apoia a visão da IOSCO para uma linha de base global de normas de sustentabilidade voltadas ao investidor

Fonte: Ibracon/Comunicação IFAC

A International Federation of Accountants (IFAC), que representa mais de 3 milhões de contadores profissionais em todo o mundo, dá as boas-vindas ao novo relatório da International Organization of Securities Commissions (IOSCO), no qual detalha sua visão e expectativas para o trabalho da Fundação IFRS em direção a uma linha de base global de normas de sustentabilidade com foco no investidor.

A IFAC há muito defende que a Fundação IFRS estabeleça um International Sustainability Standards Board (ISSB) com foco na criação de valor empresarial e com base em uma abordagem por blocos prioritários. O forte apoio de autoridades públicas como a IOSCO é fundamental para o sucesso da iniciativa da Fundação IFRS. A IOSCO forneceu este importante apoio com sua recente publicação e trabalho relacionado no âmbito da Força-Tarefa de Finanças Sustentáveis.

A IFAC concorda especificamente com a análise da IOSCO de que os investidores não estão atualmente obtendo as informações de que precisam das divulgações de sustentabilidade; que a Fundação IFRS deve estabelecer um ISSB ao lado do IASB; que o ISSB precisará se basear no trabalho existente; e que precisamos criar um sistema global flexível baseado em uma abordagem por blocos. A IFAC continuará a apoiar a IOSCO e a Fundação IFRS à medida que progridem no ISSB. Enquanto o ímpeto continua para harmonizar as normas globais de relatórios relacionados à sustentabilidade, a IFAC também iniciou um fluxo de trabalho focado na aseguração global relacionada às informações de sustentabilidade e busca se envolver fortemente com a IOSCO em quaisquer questões relacionadas à proteção do investidor.

O CEO da IFAC, Kevin Dancey, disse: “A IOSCO apresenta uma visão clara para o caminho a seguir em relatórios relacionados à sustentabilidade - uma visão com a qual a IFAC concorda plenamente. Um sistema global de relatórios relacionados à sustentabilidade atenderá às necessidades de informações de investidores e stakeholders de forma mais ampla. A IFAC incentiva a IOSCO a continuar a se envolver ativamente com a Fundação IFRS para que o impulso sem precedentes e necessário para estabelecer um ISSB possa ser mantido".

Para acessar o novo Relatório da IOSCO, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.