Iesba: compromisso com a preparação das normas globais de ética e independência

Por Simone Kuperchmit
Comunicação Social

O International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba, na sigla em inglês) decidiu por unanimidade tomar medidas para desenvolver normas de ética e independência adequadas para aplicação global como parte fundamental dos relatórios de sustentabilidade transparentes, relevantes e confiáveis em ritmo compatível com a velocidade de transformação dos relatórios corporativos. A demanda por informações sobre sustentabilidade aumentou substancial e rapidamente nos últimos anos e tais informações são cada vez mais utilizadas para apoiar a alocação de capital ou outras decisões de investidores, clientes, funcionários atuais ou potenciais e outras partes interessadas.

O Iesba reconhece também o papel essencial que a ética e a independência desempenham na produção, na elaboração de relatórios e na asseguração das informações sobre sustentabilidade.

O organismo encarregou o novo Grupo de Trabalho (GT) de Sustentabilidade do desenvolvimento de ações para a definição de suas normas referentes aos relatórios e asseguração de sustentabilidade. O GT elaborará um plano de ação até dezembro de 2022 como um orientador para o lançamento do trabalho de definição de normas. Esse trabalho prosseguirá em conjunto com o desenvolvimento das Normas de Divulgação de Sustentabilidade IFRS, pelo International Sustainability Standards Board (ISSB, na sigla em inglês), e das Normas Internacionais sobre Standards on Assurance Engagements (ISAEs, na sigla em inglês), pelo International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB, na sigla em inglês). O Iesba reconhece a importância de coordenar esse trabalho com o ISSB e o IAASB para que grupos de normas coerentes sejam colocados em prática a tempo de fornecer a infraestrutura regulatória necessária para a elaboração de relatórios de sustentabilidade.

Saiba mais aqui.

Fonte: site do Iesba.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.