Ibracon realiza cerimônia de posse do Conselho de Administração, Diretoria Nacional e 5ª Seção Regional para a Gestão 2018/2020

Assessoria de Imprensa Ibracon

O Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil realizou no dia 23 (sexta-feira), a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho de Administração, da Diretoria Nacional e da Diretoria da 5ª Seção Regional para a Gestão 2018/2020. A solenidade aconteceu no Hotel Grand Mercure, em São Paulo.

Líderes contábeis, autoridades políticas, empresários do setor, associados ao Instituto e representantes da imprensa prestigiaram a cerimônia que reuniu mais de 200 participantes em uma tarde de homenagens.

Eduardo Pocetti, presidente reeleito para comandar o Conselho de Administração do Ibracon, agradeceu a confiança nele mais uma vez depositada, ressaltou a contribuição dos membros que já passaram pelo Ibracon e deu as boas-vindas aos empossados. “Faço questão de enfatizar o empenho, o entusiasmo na defesa da profissão e o excelente desempenho dos presidentes e diretores que encerram seus mandados em toda a estrutura da administração estatutária do Ibracon. E manifesto minha plena confiança no êxito de todos os que estão sendo empossados. Bem-vindos à luta!”, concluiu. Pocetti também fez questão de agradecer aos membros do Conselho de Administração que o acompanharam na Gestão 2015/2017 e aos novos conselheiros empossados para a Gestão 2018/2020.

Na sequência da solenidade, Sergio Antonio Dias, ex-presidente da 5ª SR na Gestão 2015/2017, em seu discurso destacou o seu orgulho e satisfação em contribuir para a valorização da profissão, observando o crescente número de associados conquistados em sua gestão, além de outros avanços vivenciados pela Regional. “Fizemos grande esforço para promover avanços nas principais frentes de atuação do Ibracon. Exemplo disso observa-se no âmbito da educação profissional continuada, com a ampliação do número de atividades promovidas e de participantes”.

Carlos Augusto Pires, presidente eleito da 5ª Seção Regional falou sobre os desafios de sua gestão. “Nossa gestão buscará dar respostas concretas ao momento vivenciado pela contabilidade e pela auditoria independente, no qual com o impacto das novas tendências e das transformações digitais, torna o nosso trabalho mais analítico e estratégico para as empresas”.. “Essa transição exige inovação, sem deixar de obedecer às diretrizes éticas e profissionais. Com isso em mente, realizaremos, em conjunto com a Diretoria Nacional, ações em prol da profissão e buscaremos implementar um plano de trabalho para estarmos ainda mais próximos de outros institutos, das entidades representativas da profissão, das empresas e do mercado”. Pires também citou a importância da sinergia com a Diretoria Nacional para o êxito de seu mandato.

 Idésio Coelho, vice-presidente Técnico do CFC

Idésio Coelho, ex-presidente da Diretoria Nacional Gestão 2015/2017, destacou os principais fundamentos de sua gestão. “Nossa gestão priorizou o desenvolvimento de um ambiente de negócios mais ético e eficiente, valorizando a profissão em benefício do interesse público. Felizmente, a continuidade dessa missão seguirá nas mãos competentes de Francisco Sant’Anna, presidente, e dos novos diretores, com o respaldo e a sinergia com o Conselho de Administração e as Seções Regionais”.

Os ex-presidentes da Diretoria Nacional e da 5ª SR na Gestão 2015/2017, Idésio Coelho e Sergio Antonio Dias, receberam uma placa de agradecimento pela sua contribuição ao Instituto e ao desenvolvimento da Auditoria Independente no Brasil.

A vereadora do município de São Paulo, Edir Sales, fez um breve pronunciamento sobre a importância da união dos profissionais da Contabilidade e entregou um Voto de Júbilo aos presidentes empossados.

Também se pronunciou o vereador de São Paulo, José Police Neto, que reafirmou a necessidade de se implementar cada vez mais iniciativas de combate à corrupção e o importante papel dos auditores independentes nesta missão.

Representando as Entidades Congraçadas do Estado de São Paulo, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), Marcia Ruiz Alcazar, discursou e falou sobre as boas práticas difundidas pelo auditor independente e a importância de sua contribuição para um ambiente de negócios sadio.

“Acreditamos que a melhor forma de conseguir a transparência e a melhoria nas informações prestadas é promovendo a capacitação dos profissionais, O Ibracon é umas das entidades que promove atividades de Educação Profissional Continuada e sua contribuição é fundamental”, destacou Marcia.

Zulmir Ivânio Breda, presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), destacou o bom relacionamento existente entre as duas entidades, em prol da valorização da profissão e também da transparência em benefício da sociedade.  “O papel do Ibracon dentro do CFC tem sido fundamental para a melhoria do ambiente regulatório da profissão”, concluiu.

 Zulmir Breda, presidente do Conselho Federal de Contabilidade

Francisco Sant’Anna, presidente eleito da Diretoria Nacional para a Gestão 2018/2020 fez o seu discurso, encerrando a cerimônia de posse.

Sant’Anna fez questão de mencionar seu compromisso com os elementos estratégicos do Ibracon: Missão e Valores e os quatro principais objetivos de sua gestão que envolvem a melhoria da qualidade no atendimento aos associados; a elucidação sobre a limitação de responsabilidade profissional do auditor independente para diversos públicos de interesse; o enaltecimento da contribuição da atividade de auditoria independente para o interesse público; e o compromisso pelo fim da responsabilidade civil ilimitada atribuída às sociedades de auditoria e também do rodízio.

Sobre o papel do auditor independente na defesa da ética, Sant’Anna foi claro. “Um auditor independente é, em sua essência, um representante da ética e da luta contra a corrupção. Como representante desse profissional em nossa sociedade, temos no Ibracon a missão permanente de defender tais valores com toda nossa energia. Quero deixar uma mensagem sobre o compromisso permanente que temos perante a sociedade brasileira na defesa da ética, responsabilidade e desenvolvimento social”.

Sant’Anna concluiu seu discurso mencionando que nenhuma profissão pode ter sucesso se a sociedade falece. “Não podemos prosperar num ambiente em que a maioria da população não tem acesso à educação para se habilitar aos empregos que oferecemos e nada será o que sonhamos se não praticarmos os objetivos citados, se o nosso propósito também não se estender para o benefício da comunidade à qual pertencemos”, finalizou Sant’Anna.

Homenagem Prêmio Destaque Profissional

Durante a cerimônia, Adelino Dias Pinho, ex-diretor de Regionais do Ibracon, recebeu o Prêmio Destaque Profissional, que é outorgado a uma personalidade que se notabilizou pela dedicação e contribuição com o desenvolvimento da profissão Contábil no Brasil.

Em seu discurso, Adelino Dias Pinho recordou sua trajetória profissional e sua ligação com o Ibracon, que completou 35 anos. Foi diretor de Assuntos Internos em duas gestões; diretor de Desenvolvimento Profissional; presidente da Comissão Nacional de Normas Técnicas; diretor de Comunicação; presidente da 5ª Seção Regional e diretor de Regionais. Também participou ativamente nas Comissões e Comitês Técnicos do ibracon, no Conselho Editorial da Revista Transparência e no processo de elaboração da edição pioneira na língua portuguesa, dos livros: Normas Internacionais de Contabilidade e Normas Internacionais de Auditoria, editados pelo Ibracon.

Adicionalmente foi o representante do Instituto em diversas instâncias, incluindo no Comitê Gestor do programa Pró-ética, da Controladoria-Geral da União (CGU).

Conheça a composição da Gestão do Ibracon para o Conselho de Administração, Diretoria Nacional e 5ª Seção Regional - Gestão 2018/2020

Conselho de Administração (CA)

Presidente: Eduardo Augusto Rocha Pocetti
Secretário: Charles Krieck

Membros

Alexandre De Labetta Filho
Altair Tadeu Rossato
Carlos Augusto Pires
Eduardo Camillo Pachikoski
Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna
José Vital Pessoa Monteiro Filho
Luiz Sergio Vieira Filho
Marco Aurelio de Castro e Melo
Paolo Giuseppe Lima de Araújo
Paulo Buzzi Filho
Paulo Ricardo Pinto Alaniz
Paulo Cézar Santana
Raul Correa da Silva
Rogério Costa Rokembach
Shirley Nara Santos Silva

Diretoria Nacional

Presidente: Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna
Diretor Técnico: Rogério Hernandez Garcia
Diretor de Administração e Finanças: Francisco de Paula dos Reis Júnior
Diretor de Desenvolvimento Profissional: Tadeu Cendón Ferreira
Diretor de Comunicação: Clinton Leandro Fernandes
Diretor de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP): Monica Foerster

5ª Seção Regional

A 5ª seção Regional do Ibracon, com sede em São Paulo (SP), abrange os Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Diretor Presidente: Carlos Augusto Pires
Diretor Técnico: Marco Antonio de Carvalho Fabbri
Diretora de Administração e Finanças: Viviene de Paula Rosa Alves Bauer
Diretor de Desenvolvimento Profissional: Valdir Renato Coscodai
Diretor: Aderbal Alfonso Hoppe
Diretor: Luiz Claudio Gaona Granados
Diretor: Valdir Campos Costa

Mais informações podem ser obtidas aqui

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.