Ibracon realiza 12º Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente

Por Sheylla Alves

Comunicação CFC

O Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) iniciou, na manhã desta segunda-feira (24), a 12ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente. O evento acontece em São Paulo, em formato híbrido, e vai até o dia 25 de outubro. O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, discursou durante a solenidade de abertura e participou do debate durante a apresentação dos primeiros painéis da conferência.

Em seu discurso de abertura, Aécio citou a importância dos eventos do Ibracon. "O instituto é um grande parceiro do CFC e tem contribuído ativamente para o desenvolvimento da contabilidade brasileira. Atuamos juntos em diversas frentes, especialmente no processo de convergência das normas internacionais da contabilidade", expressou.

O presidente do CFC aproveitou a ocasião para ressaltar a essencialidade do profissional da contabilidade, ao falar que eles "elevam o nome da contabilidade no país, protegendo as empresas e a nossa nação em condutas que possam impactar o crescimento socioeconômico do Brasil", detalhou. Ainda durante o discurso, Aécio falou da união de forças com o Ibracon, que nos últimos anos tem estimulado novos projetos que pretendem elevar o nível técnico e científico do contador no país, em destaque para a Auditoria Independente.

 "Posso citar as ações que envolvem o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), o Exame de Qualificação Técnica (EQT) e a Educação Profissional Continuada e recentemente o Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS)", pontuou.  Segundo ele, aprofundar essa parceria com o Ibracon é ampliar debates sobre diversidade, Agenda ESG e de alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, avanços digitais, além da ampliação da transparência e da ética nos negócios.

Foto: Divulgação/Ibracon - Aécio Prado Dantas Junior, presidente CFC; João Pedro Nascimento, presidente da CVM; Valdir Coscodai, presidente do Ibracon; Caio Megale, economista; e Viviene Bauer: Assessora técnica no IAASB

Na ocasião, o presidente Aécio Dantas, também participou do debate sobre duas palestras realizadas sobre os temas “Cenário Econômico: desafios e tendências”, e sobre “Finanças Sustentáveis: o presente e o futuro do mercado de capitais brasileiro”. Ele citou a magnitude que será a convergência das normas internacionais em âmbito nacional, no que se refere às questões ESG.

“Temos o grupo de trabalho criado, o CBPS, e muitos já nos questionam como será esse processo. Agora, daremos andamento, e o nosso comitê vai seguir esse trabalho com excelência para que, no ano seguinte, possamos realizar todas as adequações nas questões da sustentabilidade”, destacou. Aécio ressaltou que a partir do momento em que essas normas passem a existir e sejam convergidas, será um processo de construção em que o CFC trabalhará em conjunto com as demais entidades para que as melhores práticas globais sejam adotadas.

O evento continua com uma programação diversa até às 13h30 do dia 25 de outubro. Confira aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.