Iaasb tem novo presidente

Por Comunicação CFC
com informações da IFAC

A partir de 1º  julho, Thomas R. Seidenstein será o novo presidente do Board das Normas Internacionais de Auditoria e Asseguração (Iaasb, sigla em inglês para  International Auditing and Assurance Standards Board ) por um período de três anos.

O Iaasb desenvolve normas e diretrizes de auditoria e asseguração para ser utilizadas por todos os contadores profissionais sob um processo comum de definição de padrões envolvendo o Conselho de Supervisão de Interesse Público (PIOB, na sigla em inglês), que supervisiona as atividades do Iaasb, e o Grupo Assessor Consultivo do Iaasb, que fornece informações de interesse público o desenvolvimento das normas e orientações.

Para o  novo presidente “as normas internacionais de auditoria e asseguração são um suporte crítico para a estabilidade do mercado financeiro global”, disse Seidenstein. Ele ainda ressaltou a importância  de se trabalhar com os membros do Iaasb. “A parceria com a equipe técnica e a liderança de outros conselhos normativos fortalecerão, ainda mais, a colaboração intersetorial em questões-chaves de interesse  público e atender às necessidades emergentes das partes interessadas”, explica.

A carreira de Seidenstein abrange tanto o ambiente de normas internacionais quanto o setor privado. Atualmente, ele é vice-presidente sênior de Estratégia, Inovação e Gestão de Capital da Fannie Mae, uma das principais fontes de liquidez do mercado imobiliário dos EUA. Anteriormente, ele atuou como diretor de operações da International Financial Reporting Standards Foundation, onde liderou o processo de revisão e reforma da governança da organização e trabalhou em estreita colaboração com os reguladores para apoiar a adoção global de normas internacionais de relatórios financeiros. Ele possui mestrado em Políticas Públicas pela Harvard Kennedy School e é graduado pela Escola Woodrow Wilson em Relações Públicas e Internacionais, Universidade de Princeton.

A indicação de Seidenstein foi recomendada pelo Comitê Interino de Indicação após uma extensa pesquisa internacional. Sua nomeação foi endossada pelo Board da IFAC e aprovada pelo Conselho de Supervisão de Interesse Público que supervisiona o Iaasb. As estruturas e processos que apoiam as operações do Iaasb são facilitados pela Federação Internacional de Contadores (IFAC). Mais informações sobre direitos autorais, marcas registradas e permissões podem ser obtidas no e-mail  permissions@ifac.org.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.