IAASB publica orientação sobre aplicabilidade de norma internacional em relatórios de informações não financeiras

Por Amanda Oliveira/ Comunicação CFC

Com informações da Ifac

Nesta terça-feira (6), o Board das Normas Internacionais de Auditoria e Asseguração (IAASB, na sigla em inglês) publicou um guia, intitulado como “Non-Authoritative Guidance on Applying ISAE 3000 (Revised) to Extended External Reporting (EER) Assurance Engagements”. A publicação traz respostas a uma série de desafios identificados por quem está envolvido no processo de aplicação do padrão para garantia de informações não financeiras (ISAE 3000 Revisado) em relatórios EER.

“Esta orientação ajudará a aumentar a confiança nos relatórios de asseguraçao e melhorar sua confiabilidade, incluindo a capacitação de profissionais para responder a novos tipos de relatórios. Continuaremos monitorando de perto o atual desenvolvimento global para estabelecer um conjunto coerente de padrões de relatórios de sustentabilidade e estamos preparados para agir para aprimorar nossos padrões, estruturas e orientações para apoiar o progresso”, destacou o presidente do IAASB, órgão da Federação Internacional de Contadores (Ifac), Tom Seidenstein.

Além de relatórios de sustentabilidade, o EER engloba diversas formas de relatórios, incluindo relatórios integrados, relatórios sobre questões ambientais, sociais e de governança relacionadas às atividades das empresas. A exigência desse tipo de atividade, seja por regulamentação ou por usuários, aumentou expressivamente nos últimos anos.

Para fazer o download do documento, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.