Grupo de Trabalho do Conselhão analisa relatório do TCU

Por Andréa Rosa
Comunicação CFC

Dando continuidade às discussões iniciadas no mês de outubro, integrantes do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas (Conselhão) participaram, no dia 13 de novembro, de reunião do Grupo de Trabalho constituído para tratar da análise do Relatório Fiscalização de Orientação Centralizada (FOC), elaborado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Em sua saudação inicial aos presentes, o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, disse que a missão daqueles que se comprometem a participar das diretorias dos conselhos de fiscalização, além de cuidar de todas as questões relacionadas à profissão regulamentada, também têm que dar a sua contribuição para a organização dos sistemas de todas as profissões regulamentadas, sobretudo em nosso caso o CFC, a Casa da Contabilidade, que tem muito a contribuir com a profissionalização dos conselhos regulamentados, no tocante ao controle e à transparência.

Para Joaquim Bezerra Filho, essa talvez seja a grande atribuição do Conselhão, trazer discussões que não sejam eminentemente das nossas áreas específicas, mas que têm impacto com cada um, durante a operacionalização e execução das missões da alta direção de cada um dos conselhos. “Nós colocamos o Conselho Federal de Contabilidade cada vez mais à disposição para contribuir com os avanços das demais profissões, por meio da organização de seus conselhos, mas especificamente pela contribuição técnica do assunto que está em pauta”, afirmou Bezerra.

Da esquerda para a direira: Joaquim de Alencar Bezerra Filho (CFC), José Augusto Viana Neto (Cofeci) e Luíza Guimarães (Cofeci) (Foto: CFC)

O relatório FOC remete ao equilíbrio fiscal-orçamentário, orçamentos, recursos e sua aplicação. O vice-presidente de Política Institucional acredita que o CFC pode prestar grande contribuição, uma vez que possui vasta experiência e estrutura de governança corporativa forte e implantada. “Temos uma Vice-presidência de Controle Interno que dá todo o suporte aos Conselhos Regionais de Contabilidade, tanto na elaboração dos seus orçamentos como na sua execução e no equilíbrio orçamentário e financeiro”, afirmou Joaquim Bezerra Filho. Para ele, talvez seja por essa vasta experiência e, na ânsia de contribuir com os demais conselhos de fiscalização, que o presidente do CFC, Zulmir Breda, tenha sugerido a realização dos encontros na sede do CFC.

José Augusto Viana Neto, coordenador do Conselhão e vice-presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), afirmou que o objetivo do Grupo de Trabalho é levar ao TCU uma posição mais clara do Fórum dos conselhos, principalmente após ouvir a equipe técnica.

A proposta do Grupo de Trabalho será concluída ainda neste mês de novembro.

Participaram da reunião representantes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), do Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR), do Conselho Federal de Administração (CFA), do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), do Conselho Federal de Medicina, do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), Conselho Federal de Química (CFQ), Conselho Federal de Economia (Cofecon), Conselho Federal de Estatística (Confe), Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFA), e do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito).

Representantes do Grupo de Trabalho do Conselhão

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.