Grupo de Estudos de Antropologia das Finanças

Por Assessoria de Imprensa
Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

Novas turmas debaterão recentes pesquisas em antropologia e sociologia das finanças com profissionais do mercado

Estão abertas as inscrições para participar da 2ª turma do Grupo de Estudos de Antropologia das Finanças (GEAF), organizado pelo Centro Educacional CVM-OCDE de Letramento Financeiro para América Latina e Caribe em parceria com o Núcleo de Pesquisas em Cultura e Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NuCEC-UFRJ). A novidade deste ano é que haverá turmas para o Rio e São Paulo.

É necessário que o participante possua disponibilidade para os encontros com aproximadamente 2h de duração, que ocorrerão em periodicidade mensal em duas turmas, sendo uma no Rio de Janeiro e a outra em São Paulo.

Cada sessão discutirá capítulos de livros ou artigos indicados escritos nos idiomas inglês ou português. É solicitado também que os participantes adquiram as obras indicadas e se comprometam com a leitura dos trechos designados.

Sobre o GEAF

O GEAF é uma iniciativa promovida no âmbito do Núcleo de Estudos Comportamentais da CVM (NEC-CVM), cujos objetivos incluem a imersão em diferentes campos das ciências comportamentais. Os encontros debaterão pesquisas relacionadas aos estudos sociais das finanças, buscando estabelecer comparações com trabalhos de campos afins - como economia, direito e administração. O grupo visa reunir profissionais do mercado financeiro, servidores públicos, estudantes, professores e demais interessados na produção de ciências sociais com enfoque nos debates econômicos.

As reuniões do GEAF se caracterizam como um espaço de discussão horizontal, em que todos os participantes são estimulados a apresentar seus pontos de vista sobre a compreensão dos fenômenos em termos históricos e comparativos. Ao promover a aproximação das leituras com contextos nacionais é esperado que as reflexões do GEAF possam resultar em indicativos de estudos e pesquisas futuras, além de insights para políticas públicas relacionadas à Educação Financeira e à Regulação do Mercado de Capitais, bem como no desenvolvimento profissional dos integrantes.

Não perca essa oportunidade! Faça a sua inscrição gratuita aqui.

As vagas são limitadas!

Programação

Em São Paulo, os encontros estão previstos para ocorrer na penúltima quinta-feira do mês (18h às 19h30), nas seguintes datas:

  • 23 agosto
  • 20 setembro
  • 18 outubro
  • 22 novembro
  • 20 dezembro

Já no Rio, os encontros também serão às quintas-feiras (18h às 19h30), e estão previstos para as seguintes dias:

  • 13 setembro
  • 25 outubro
  • 29 novembro
  • 13 dezembro

Obs: as datas serão confirmadas na primeira sessão do GEAF.

Onde?
Rio de Janeiro – CVM/Sede: Rua Sete de Setembro, 111, 3º andar, Centro - Rio de Janeiro/RJ.
São Paulo – CVM/Coordenação Administrativa Regional: Rua Cincinato Braga, 340, 4º andar – Ed. Delta Plaza - São Paulo/SP.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.