Governança é tema de palestra na 5ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos MG

Por Sheylla Alves

Comunicação CFC

O tema “O que é Governança e quais são seus mecanismos” fez parte da programação da 5ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos que acontece em Belo Horizonte (MG), nesta sexta-feira (24). O evento é organizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), pela Rede Governança Brasil (RGB) e pelo Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP).

A coordenadora do Comitê de Governança para o Legislativo da RGB, Alzira Fernanda Brasil, conduziu a palestra e destacou que a questão é muito mais sobre como os participantes irão aplicar, nos seus municípios, as peças sobre governança ali apresentadas. A palestrante ainda lecionou sobre como a governança, enquanto uma tese, pode ser transformada em prática e proporcionar resultados. 

Na ocasião, Alzira apresentou um vídeo que fala sobre legado, em que destacou um exemplo deixado pelo piloto brasileiro de Fórmula 1, Ayrton Senna. Ela cita que o legado deixado por qualquer um deveria sempre ser histórico.

Quando levanto a figura do gestor público, sempre me perguntam sobre legado. E todos nós queremos deixar um para o futuro. Agora, quando pergunto a algum prefeito ou figura pública qual legado essa pessoa está deixando para a sociedade, a resposta que mais recebo é: ‘Eu fiz um prédio’, ‘Fiz uma escola’, ou outras coisas físicas e visíveis. E é lindo esse legado. Mas olha o legado de um personagem como o Ayrton, que ultrapassa o material e vai para a memória, para a esperança, para a história. Talvez esse seja um dos maiores legados, e talvez essa seja também uma forma de trazer para todos os presentes uma consciência de que, sim, é preciso ter escolas, hospitais, prédios públicos, eficiência, mas o legado está na construção histórica que estamos fazendo em nosso país. A história é escrita pelas mãos de todos que acreditamos na governança”, detalhou Alzira.

Recalcular as rotas enquanto gestor público é uma necessidade. De acordo com a palestrante, é necessário ter um novo olhar sobre as coisas, organizar a casa, para dar um novo sentido sobre a municipalização da governança. Para assistir à palestra na íntegra, acesse o canal do CFC no YouTube e acompanhe. Clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.