Governança das contratações é tema de palestra do presidente Aécio no Seminário Nacional de Conselhos Profissionais

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, palestrou, na manhã desta terça-feira (10), no Seminário Nacional de Conselhos Profissionais. Na ocasião, Aécio Dantas discorreu sobre como a instituição tornou o tema um case de sucesso.

De acordo com o presidente, as práticas de governança adotadas pelo CFC foram o grande diferencial ao exemplo bem-sucedido, uma vez que a Lei n.º 14.133, de 1º de abril de 2021, que dispõe sobre a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, traz de forma expressa em seu texto as referências sobre governança. Tal fato tem impelido gestores a implementar essas práticas, em conformidade com o que também preconiza a nova lei.

Presidente Aécio em palestra durante Seminário Nacional de Conselhos Profissionais.

Em novembro do ano passado, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da Rede Governança Brasil (RGB), Augusto Nardes, divulgou que o CFC ficou em primeiro lugar entre os Conselhos de Profissões Regulamentadas na pesquisa realizada pelo Tribunal, publicada no Acórdão n.º 2.164, que trata do acompanhamento dos índices de governança e gestão dos órgãos da Administração Pública Federal, ciclo 2021, no conjunto dos Conselhos de Profissões Regulamentadas.

O evento – O Seminário Nacional de Conselhos Profissionais é um evento que propõe um debate sobre assuntos atuais e de relevância que afetam diretamente as contratações dos conselhos profissionais. Nele, serão abordados temas como Governança, LGPD, Planejamento das Contratações, Gestão de Riscos, Procedimentos Auxiliares, Posicionamento do TCU, Órgãos de Assessoramento e outros bastante atuais. Para abordá-los, foram escalados os maiores especialistas nos temas, profissionais com muita experiência nas contratações da administração pública brasileira.

O Seminário Nacional de Conselhos Profissionais acontece até amanhã (11), em Curitiba (PR), no Radisson Hotel Curitiba, localizado na Avenida Sete de Setembro, 5.190, bairro Batel. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas clicando aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.