Ganhadores do Prêmio Olivio Koliver são prestigiados em plenária do CFC

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

Durante a reunião plenária do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), realizada na manhã desta quinta-feira, os vencedores do Prêmio Olivio Koliver foram prestigiados com o recebimento dos troféus que representam a honraria. Os ganhadores foram os autores do artigo vitorioso intitulado "Exame de Suficiência e Enade: caminhamos para o mesmo objetivo?".

O artigo selecionado concorreu com outros 30 publicados na Revista RBC ao longo de 2021. Na oportunidade, a coordenadora do Conselho Editorial da Revista RBC, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, destacou a satisfação com a retomada presencial da premiação e de poder marcar essa circunstância com o agraciamento de um bicampeão da honraria.

“Essa edição do Prêmio é a mais emocionante de todas por poder estar de volta ao Conselho depois de tanto tempo e premiar um bicampeão. Nós temos aqui o Juliano que pela segunda vez está recebendo o Prêmio Olivio Koliver”, ressaltou a coordenadora

Em seguida ela agradeceu a parceria do CFC com essa iniciativa e a possibilidade de homenagear o profissional que empresta o nome ao prêmio. “É uma satisfação muito grande estar aqui com vocês e fazer essa homenagem tanto ao professor Olivio Koliver quanto aos autores do artigo vencedor. Gostaria de agradecer ao CFC, sempre faço isso, por nos dar essa oportunidade de engrandecermos a educação contábil. Eu me sinto muito feliz, muito orgulhosa, e gostaria de agradecer ao Zulmir, por nos dar essa oportunidade. Fico muito feliz que o prêmio vem se mantendo desde 2013 e a cada ano temos melhorado muito a qualidade dos artigos premiados”, observou.

O presidente Zulmir retribuiu os agradecimentos da coordenadora do Conselho Editorial da RBC e aproveitou a oportunidade para destacar a importância da figura do professor Olivio Koliver para a classe contábil.

“Para nós também é uma satisfação tê-la novamente aqui presencialmente, já que na última vez tivemos que fazer isso virtualmente, em função da pandemia. Para mim esse prêmio tem um sentido especial por ser o Professor Olivio Koliver um conterrâneo, um amigo, um grande líder da nossa classe contábil e meu professor na PUC/RS. Ele era uma pessoa sensacional, de uma capacidade técnica e detentor de uma cultura geral fantástica que impressionava todos nós”, ressaltou o presidente do CFC.

O presidente Zulmir também falou sobre a importância da RBC que atua como um meio difusor da cultura contábil. “Temos que ressaltar esse papel da RBC como um instrumento de difusão da cultura contábil brasileira por meio de excelentes artigos fruto da produção acadêmica dos nossos cursos pelo País”, afirmou.

Ao falar pelos vencedores, o autor Marcus Vinicius Moreira Zittei agradeceu a premiação e destacou a importância da atuação do CFC em divulgar as informações sobre o Exame de Suficiência, o que possibilitou o desenvolvimento do artigo.

“Nós estamos muito orgulhosos de estarmos participando desse momento. Alguns anos atrás, tivemos essa inquietude de tentar entender se o Exame de Suficiência e o ENADE têm uma ligação. Dessa inquietude nós conseguimos gerar esse artigo para podermos entender. Isso só foi possível porque o CFC tomou divulgou por completo as informações sobre o Exame de Suficiência. Foi quando a gente conseguiu entender, pesquisar e analisar as instituições de ensino, as faculdades, e como elas estão formando os contadores e como isso está sendo entregue à sociedade. Obrigado CFC pela transparência na divulgação das informações”, concluiu.

A premiação tem a finalidade de incentivar as produções técnicas e científicas na área da contabilidade, assim como homenagear Olivio Koliver, expoente na área. O trabalho vencedor foi desenvolvido pelos professores doutores Juliano Augusto Orsi de Araujo, Leonardo Fabris Lugoboni e Marcus Vinicius Moreira Zittei. O artigo foi publicado na edição n° 244 da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC). A premiação é regulamentada pela Resolução CFC nº 1.542, de 21 de junho de 2018.  

Também participaram da premiação o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Aécio Dantas, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC/RS), Ana Tércia, e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRC/SP).

Veja o currículo dos autores do artigo vencedor

Autor: Juliano Augusto Orsi de Araujo

Currículo: Professor titular do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Ibirapuera (Unib). Doutor em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP,) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Alvares Penteado (Fecap) – 2012. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade São Francisco (USF) – 2002.

Autor: Leonardo Fabris Lugoboni

Currículo: Professor titular do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Ibirapuera (Unib). Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Possui graduação em Administração de empresas, com ênfase em marketing, pela Fundação Santo André (FSA).

Autor: Marcus Vinicius Moreira Zittei

Currículo: Professor visitante da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e professor do Mestrado em Governança Corporativa do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) – 2016. Mestre em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Fecap – 2008. Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário FIEO – 2000.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.