Fundação IFRS busca curadores na Ásia-Oceania, nas Américas e na Europa

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

A Fundação IFRS está buscando curadores nos continentes da Ásia-Oceania, das Américas e da Europa. Os selecionados iniciarão as atividades em 1º de janeiro de 2023. As nomeações serão por um período de três anos, podendo ser renovadas por mais três anos.

Os interessados deverão enviar carta de apresentação e currículo para o endereço eletrônico jrobinson@ifrs.org, aos cuidados de Michel Madelain, presidente do Comitê de Indicação. As entrevistas começarão em julho.

Os curadores da Fundação IFRS, 22 no total, vindos de lugares como África, Américas, Ásia-Oceania, Europa e de qualquer região do mundo, supervisionam o organismo e os dois conselhos normativos: o International Accounting Standards Board (Iasb) e o recém-criado International Sustainability Standards Board (ISSB). O Iasb é responsável pelo desenvolvimento das IFRS Accounting Standards e o ISSB é responsável pelo desenvolvimento das IFRS Sustainability Disclosure Standards. Os próprios fiduciários são publicamente responsáveis ​​perante um Conselho de Monitoramento das autoridades do mercado de capitais.

O Regulamento de Empresas Ultramarinas do Reino Unido de 2009 exige que todos os curadores nomeados assumam automaticamente o papel de diretor da Fundação simultaneamente com a aceitação de seu papel como curador.

Sendo assim, os candidatos qualificados devem ter experiência de alto nível em uma organização com interesse em relatórios corporativos; demonstrar firme compromisso em servir ao interesse público, ao trabalho da Fundação e aos conselhos normativos como normatizadores globais de alta qualidade. Eles devem ter conhecimento financeiro e ser capazes de cumprir o compromisso de tempo, que inclui, mas não se limita a, pelo menos três reuniões de três dias por ano. Espera-se que os curadores se envolvam com os mercados em sua jurisdição.

Os candidatos devem compreender e ser sensíveis aos desafios associados à adoção e aplicação de padrões globais de contabilidade e divulgação de sustentabilidade de alta qualidade desenvolvidos para uso nos mercados de capitais do mundo e por outros usuários, bem como questões atuais relevantes, como o impacto das novas tecnologias nos relatórios corporativos e a evolução das demandas dos investidores e dos mercados.

Dada a recente criação do ISSB, os curadores darão boas-vindas a candidaturas de selecionados com conhecimento e interesse em relatórios de divulgação de sustentabilidade e relatórios corporativos mais amplos. Clique aqui para obter detalhes do processo de nomeação e para a especificação completa da função.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.