Federação Internacional de Contadores apresenta destaques de eventos realizados

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Um novo modelo para promover a educação contábil no interesse público foi apresentado, ao Conselho da Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês), pelo Grupo Consultivo para a Transição da Educação Contábil Internacional. A apresentação e aprovação do modelo, que vai entrar em vigor em 1º de julho deste ano, foi um dos resultados da Reunião do Conselho da Ifac, ocorrido em fevereiro.

No mesmo mês, a Federação Internacional realizou ainda dois outros importantes eventos anuais: o 17º Fórum Anual de Estratégia dos Presidentes Executivos e o 3º Fórum Anual Global de Comunicadores. O presidente do CFC, Zulmir Breda; o vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho; e o presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Francisco Sant’Anna, participaram do Fórum de Executivos, que contou com cerca de 70 representantes, incluindo executivos de organismos membros, representantes de entidades e grupos regionais de Contabilidade reconhecidos pela Ifac, além de executivos seniores da Federação Internacional.

De acordo com Breda, a presença dos representantes brasileiros foi especialmente necessária para negociar sobre a participação do Brasil nos Conselhos Técnicos e Comitê de Administração da Ifac; discutir a respeito de temas vinculados às firmas de auditoria independente no Brasil; tratar do processo de rodízio de auditores independentes; e, entre outros assuntos, apresentar o estágio atual do processo de convergência e da adoção, pelo Brasil, das normas internacionais de contabilidade aplicadas ao setor público emitidas pela Ifac.

O Conselho de Administração da Ifac, reunido em fevereiro, também discutiu, entre vários temas, sobre a abordagem de Relato Integrado para o relatório anual da Federação Internacional de Contadores de 2018. O documento será publicado no site da Ifac nos próximos meses.

Quanto ao 3º Fórum Anual Global de Comunicadores, participantes representando o norte da Europa, África, Japão e América do Norte realizaram um intercâmbio de idéias em discussões sobre as melhores práticas. Conteúdo digital também constou da pauta do Fórum, entre outros assuntos.

O CFC, como entidade membro da Ifac, recebe regularmente informativos e relatórios de trabalhos realizados pela Federação Internacional.

Para saber mais sobre os eventos realizados pela Ifac durante o mês de fevereiro, clique AQUI.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.