Experiência internacional: conheça Monica Foerster, uma das presenças confirmadas no XII ENMC

Por Luiz Henrique Monteiro
Estagiário sob supervisão do Decom

Falta pouco mais de dois meses para o início do XII Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC). No evento, que será realizado em Porto de Galinhas (PE), estarão presentes profissionais de todo o Brasil, que buscam inspirações para entrarem ou se firmarem no mercado de trabalho. Mas para isso, as influências devem vir de profissionais capacitados, reconhecidos e admirados dentro de suas devidas áreas, e, com certeza, um desses nomes que podem inspirar a juventude presente é o da contadora Monica Foerster.

Com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas, além de ser contadora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mônica Foerster é auditora independente e possui quase 30 anos de experiência na área. Atualmente também é coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP), mantido pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) e presidente do Small and Medium Practices Committee (SMPC) da International Federation of Accountants (Ifac).

A contadora representa o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Ibracon no Comitê da Ifac, sendo membro do SMPC desde 2014. Em janeiro de 2017, tomou posse na presidência do Comitê e, por um período de três anos, vai comandar um grupo composto de membros de 18 países. O SMPC tem o papel de atuar no fortalecimento da profissão contábil, além contribuir para o desenvolvimento das firmas de pequeno e médio porte no mundo.

Uma das painelistas mais esperadas do evento, Monica sabe qual é a importância de um encontro como o ENMC. ‘’O Encontro Nacional da Mulher Contabilidade é um evento único. Possui excelente qualidade técnica de conteúdos, mas seu diferencial é a possibilidade de integração da troca de experiências que gera aos e, especialmente, às profissionais da contabilidade, além da valorização da mulher contabilista no Brasil e no mundo. O evento contribui enormemente no desenvolvimento profissional da mulher ao mesclar, de forma inteligente e estruturada, temas técnicos, profissionais e de natureza humana e social, e em decorrência dos temas e discussões técnicas que estimula’’, disse a contadora.

Compliance

O painel que conta com a participação de Monica vai tratar do tema ‘’Compliance e Governança sob a ótica da profissão contábil’’, e está previsto para acontecer no segundo dia do evento (12/9), às 16h.

Compliance significa estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos, ou seja, atender às normas dos órgãos reguladores e os regulamentos internos da empresa contratante. Além disso, existem leis anticorrupção, como a n.º 12.846/2013, que aborda a regulamentação dos programas de Compliance para que fornecedores de empresas privadas e de órgãos governamentais sejam obrigados a cumpri-los.

Sobre o tema, Monica afirma que a classe contábil deve sempre se manter atualizada sobre as novas normas ou mudanças técnicas que surgem na profissão. ‘’Os profissionais da contabilidade devem buscar estar atualizados às normas pertinentes à sua área de atuação sempre. As diferentes áreas profissionais estão em constante mudança e atualização, e é ímpar que isso seja adequadamente acompanhado para assegurar que os serviços prestados sejam de máxima qualidade’’, finalizou Monica.

XII Encontro Nacional da Mulher Contabilista

O evento, que vai acontecer nos dias 11 a 13 de setembro, em Porto de Galinhas (PE), conta com uma variada programação técnica, atrações artísticas e talk show. A 12ª edição, que traz o lema ‘’Empreendedorismo, Inovação e Sensibilidade: conduzindo revoluções’’, está sendo preparada para receber um público estimado em 1.200 pessoas, entre personalidades renomadas da área contábil, empresários, profissionais, estudantes, professores e autoridades governamentais, para tratarem sobre temas complexos e atuais do mundo contábil. Para saber mais informações sobre o Encontro, clique AQUI.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.