Exame de Suficiência: panorama geral dos inscritos na 2ª edição de 2022

Por Sheylla Alves

Comunicação CFC

O exame de suficiência mostra a realidade daqueles que chegam agora na composição do cenário da contabilidade brasileira. Não é apenas uma prova que mensura o conhecimento, e sim uma prova que também determina a qualidade daqueles que estão adentrando o mercado de trabalho. E o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) tem a responsabilidade de promover e de fiscalizar a qualidade destes novos profissionais, e seguir com o zelo pelo aperfeiçoamento técnico e humanístico que todos que passam a compor a classe contábil devem ter. Nos parágrafos seguintes, é possível aferir alguns dados estatísticos no que diz respeito aos inscritos.

Nesta segunda edição do Exame de Suficiência de 2022, foram homologadas 44.084 inscrições, sendo que os estados com a maior distribuição no número de inscritos foram Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia. Neste exame, o maior número de inscritos são da faixa etária de 21 a 25 anos, seguidos pelos de 26 a 30 anos e os que possuem 31 a 35 anos.

O panorama desta prova permitiu visualizar que 61% dos inscritos são do sexo feminino, enquanto 39% são do sexo masculino. Dessa totalidade, 38% realizaram o exame de suficiência pela primeira vez e 37% já estavam em sua segunda tentativa. Também foi possível verificar a formação desse novo profissional. Dos mais de 44 mil inscritos, 68% realizaram a graduação em Contabilidade na modalidade presencial, enquanto 32% realizaram o curso na modalidade de ensino a distância (EaD).

Os dados analisados nesta edição mostram em quais ocupações os participantes estão no momento. Enquanto 51% já estão empregados de forma celetista no setor privado, temos 7% de desempregados ou que ainda não trabalham. Do panorama geral, 10% se dedicam exclusivamente aos estudos, 11% exercem outras funções, 8% são servidores públicos, 5% profissionais liberais/empresários e 8% são autônomos/prestadores de serviços (PJ).

A segunda edição do exame de suficiência está concluída e todas as etapas podem ser ver verificadas no site da Consulplan. Clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.