Exame de Qualificação Técnica: inscrições começam no dia 16

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Brasília – Os contadores que pretendem entrar para o Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade para atuação nas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB), pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), têm o período compreendido entre 16 de maio a 30 de junho para fazerem a inscrição no Exame de Qualificação Técnica.

Esta é a primeira prova exclusiva a ser aplicada para os profissionais que pretendem atuar como auditores na CVM. O edital do Exame, composto por quatro provas (Qualificação Técnica Geral, específica para contadores que pretendem atuar em auditoria de instituições reguladas pela CVM, específica para os contadores que pretendem atuar em auditoria no Banco Central e específica para atuar em auditoria pela Susep) foi publicado no Diário Oficial da União no dia 30 de março.

Além da prova exclusiva para a CVM, o edital traz também como novidade o número de 50 questões objetivas para a prova de Qualificação Técnica Geral e duas questões dissertativas. Já para as provas específicas serão aplicadas 25 questões objetivas e duas questões dissertativas.

Para a prova de Qualificação Técnica Geral, que acontece no dia 22 de agosto, serão exigidos os conhecimentos de Legislação Profissional,  Ética Profissional, Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnicas e Profissionais –  editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade –,  Legislação Societária e Língua Portuguesa Aplicada.

Já para atuação na CVM, os candidatos precisam ter o domínio de Legislação Societária, Legislação, normas aplicáveis às instituições reguladas pela CVM e Língua Portuguesa. As provas serão aplicadas no dia 23 de agosto.

Para o BCB, o candidato a auditor precisa estudar Legislação e normas aplicáveis pelo BCB, conhecimentos de operações de instituições autorizadas pelo BCB  e Língua Portuguesa. O certame será aplicado no dia 24 de agosto.

Os interessados em realizar a prova da Susep, no dia 25 de agosto, devem conhecer a Legislação e normas aplicáveis à Susep, Contabilidade aplicada às instituições supervisionadas pela Susep, Conhecimentos e operações de sociedades supervisionadas pela superintendência e Língua Portuguesa.

Os gabaritos preliminares das questões objetivas serão divulgados no portal do CFC em até 15 dias após a data de realização da última prova. Ainda de acordo com o edital, será considerado aprovado o candidato que alcançar, no mínimo, 60% dos pontos das questões objetivas e 60% dos pontos das questões dissertativas. As inscrições devem ser efetuadas no site do CFC (www.cfc.org.br) cuja taxa é de R$150,00 (cento e cinquenta reais) para cada prova.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.