Estão abertas as inscrições para o Seminário CFC de Jovens Embaixadores Globais

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) vai realizar, no dia 14 de novembro, das 14h às 18h30, em sua sede, em Brasília (DF), o Seminário CFC de Jovens Embaixadores Globais. Com o tema “Jovens Profissionais Contábeis – Liderança, Empreendedorismo e Responsabilidade Social no Mundo dos Negócios”, o evento é voltado aos estudantes de Ciências Contábeis e aos jovens profissionais da área. As inscrições estão abertas e são gratuitas. Acesse: https://cfc.org.br/eventoscfc/seminario-cfc-de-jovens-embaixadores-globais/.

A programação do Seminário será aberta em solenidade que terá a participação do presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho; a vice-presidente da International Federation of Accountants (Ifac), Rachel Grimes; a presidente Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Bugarim; o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Juarez Domingues Carneiro; o coordenador da Comissão Nacional de Jovens Lideranças Contábeis do Brasil, Joaquim Bezerra; e jovens líderes da contabilidade no mundo.

Em seguida, terá início a programação: às 14h30, será realizado o Painel 1 "Jovens Embaixadores Globais da Ifac", com a vice-presidente da International Federation of Accountants (Ifac); às 15 horas, o Painel 2 terá o tema “Jovens Lideranças Contábeis do Brasil – Um Case de Sucesso”, a ser abordado Joaquim Bezerra; e, às 16h20, o Painel 3 será “Jovens Profissionais Contábeis – As Experiências no Mundo”, que contará com apresentações de jovens líderes profissionais da Ifac.

O público esperado para o Seminário é de até 200 pessoas.

Histórico: Projeto Jovens Lideranças Contábeis

De acordo com o coordenador da Comissão Nacional de Jovens Lideranças Contábeis do Brasil, Joaquim Bezerra, há 20 anos um grupo e estudantes de Ciências Contábeis no Brasil consolidou o Movimento Estudantil de Ciências Contábeis (Mecic), que já realizava eventos de estudantes, há mais de uma década. “Desde a década de 1980 que os estudantes de Ciências Contábeis faziam, no Brasil, fóruns de discussões sobre a profissão. Porém, foi há 20 anos, em João Pessoa (PB), durante a realização de um Conselho Nacional de Estudantes de Ciências Contábeis (Conecic), que foi estruturado o Mecic, e dessa forma, em todo o Brasil, as entidades estudantis de Ciências Contábeis passaram a se organizar para a realização dos eventos e as discussões dos temas inerentes à profissão contábil”, recorda Bezerra, que na época era estudante e participou daquele momento como líder estudantil.

Para o coordenador da Comissão, esse movimento passou a ganhar espaço na classe contábil brasileira com a entrada dos jovens na profissão. O Sistema CFC/CRCs, a partir daí, passou a reconhecer, no projeto Jovens Lideranças Contábeis, “um ideal para preparar o amanhã de uma classe que só tende a crescer e a se fortalecer”.

Algumas das linhas de atuação do projeto, que hoje está presente em todo o Brasil, são: sensibilizar estudantes a respeito da importância das Ciências Contábeis, como motivação para a escolha da profissão; promover a integração e a participação dos estudantes nos eventos e nas ações do Sistema CFC/CRCs; desenvolver ações conjuntas com o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), com a finalidade de fomentar a responsabilidade social; investir no desenvolvimento de jovens lideranças contábeis; e realizar eventos para disseminar o fortalecimento e a valoração da profissão, o empreendedorismo, a responsabilidade social e a ética.

Conforme informação de Joaquim Bezerra, o projeto atual, denominado Jovens Lideranças Contábeis, é o aperfeiçoamento do movimento de integração estudantil e representa a consolidação do projeto CFC Jovem, atualmente presente em todos os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), com suas respectivas comissões constituídas. “Trata-se de um trabalho que, nos últimos anos, já envolveu mais de dez mil pessoas, direta e indiretamente, sem falar na realização de diversas ações, com a participação de milhares de estudantes e jovens profissionais”, afirma o coordenador nacional, destacando, entre os eventos, o Fórum Nacional de Jovens Lideranças Contábeis, realizado durante a programação do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), em Fortaleza (DF).

Jovens líderes globais

“Este projeto, que se iniciou nos centros acadêmicos, nas empresas juniores, nas universidades e nos Conselhos de Contabilidade, hoje conquista o mundo, tendo sido escolhido pela Federação Internacional de Contadores (Ifac) como um case para ser apresentado aos representantes de vários países, que estarão no evento a ser realizado, em novembro, no CFC”, destaca Bezerra.

No dia 15 de novembro, na sede do CFC, haverá o Fórum de Jovens Embaixadores Globais, que será exclusivo para os representantes de cerca de 20 países. Nesse evento, a Comissão Nacional Jovens Lideranças Contábeis do CFC irá apresentar a experiência brasileira.

O compartilhamento de informações sobre as ações desenvolvidas no Brasil com as experiências de vários outros países, segundo Bezerra, será uma iniciativa bastante proveitosa para aqueles que estão começando na profissão.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.