Especial: CFC participa de homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade em sessão solene na CLDF

Por Sheylla Alves
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participou, nesta terça-feira, 25 de abril, da sessão solene em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A solenidade foi presidida pelo deputado distrital, Jorge Viana, que durante a sua fala de abertura destacou o trabalho realizado pelos profissionais da contabilidade, principalmente diante da pandemia da covid-19, que, embora não estivessem na linha de frente, atuaram auxiliando diversas pessoas e instituições a superarem os desafios desse período e continuam realizando esse trabalho.

Na ocasião, o conselheiro Adriano Marrocos representou o CFC, junto com o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF), Alberto Milhomem Barbosa, e demais membros do Sistema. Estiveram presentes diversas entidades que representam os profissionais da contabilidade no país. O conselheiro Adriano Marrocos ressaltou que a contabilidade é agente de  transformação social e de vidas.

“Todo dia, você pode contar com o profissional da contabilidade. Contar para gerar dados e informações credíveis, para transformar a economia, para garantir a saúde financeira dos empreendimentos e auxiliá-los, na transparência pública e na manutenção do terceiro setor. Todo dia, é possível contar com a nossa essencialidade, pois ela se faz presente em todos os momentos da vida dos brasileiros”, enfatizou Marrocos durante a sua fala.

O conselheiro expôs como o novo modelo de atuação profissional, aliado à tecnologia e a capacitação tem auxiliado nos processos de gestão de clientes e proporcionando melhores resultados. “Já somos mais consultores do que executores. A contabilidade está deixando de ser reativa para ser mais proativa e a utilização das variadas soluções tecnológicas, unida à empatia e à humanização, têm resultado naquilo que sabemos fazer de melhor: analisar dados, detectar oportunidades de crescimento e auxiliar na tomada de decisões”, defendeu. Ele também destacou como a área de Ciências Contábeis tem sido chamada para atuar na linha de frente da sustentabilidade, ao trabalhar com o objetivo de prospectar padrões globais de mensuração do impacto ambiental e social das atividades econômicas desenvolvidas ao redor do mundo.

Marrocos finalizou a sua fala parabenizando todos os profissionais da contabilidade. Na mesma oportunidade, o presidente do CRCDF, Alberto Milhomem Barbosa, destacou a conduta ética que o profissional da contabilidade segue em toda sua trajetória, enquanto transformadores sociais e de natureza essencial para a sociedade. “Teremos sempre orgulho em exercer essa profissão, em que a missão primordial é apresentar informações úteis e tempestivas, pois assumimos o papel de agente transformador na administração pública e privada. É importante que nos vejam como uma entidade de classe forte, que trabalha em prol da sociedade como um todo”, ressaltou. Por fim, ele parabenizou todos os profissionais e a homenagem realizada pela CLDF.

Durante a solenidade, os presentes debateram a importância em inserir a Contabilidade como atividade essencial no âmbito do Distrito Federal, e  ressaltaram a necessidade de um maior reconhecimento a todos os profissionais da classe.

Para assistir na íntegra a sessão, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.