ENMC: RBC edição especial — Tributação e Contabilidade foi lançada na tarde de hoje

Por Maria do Carmo Nóbrega

Comunicação CFC

O presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, lançou, na tarde desta quinta-feira (21), a edição especial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), sobre Tributação e Contabilidade. Ao falar sobre a edição, Aécio Dantas afirmou que a escolha do tema foi muito feliz e apropriada, especialmente em função de um assunto que é pauta na mídia: a reforma tributária. “Esta edição especial conseguiu reunir pesquisas de alta qualidade sobre um assunto recorrente em nossos meios de comunicação”, avaliou. Além disso, o presidente do CFC informou que os profissionais da contabilidade são autoridades legítimas para abordar o tema.

O coordenador da edição especial, Emanoel Lima, disse que “tributação e contabilidade” são temáticas que fazem parte do cotidiano dos profissionais. "A proposta da RBC, ao apresentar esse tema, é possibilitar que a classe contábil tenha elementos suficientes para participar desse grande debate, a exemplo da reforma tributária, que aí está se desenhando, e da educação fiscal.”

O lançamento também contou com a presença da coordenadora do Conselho Editorial, Jacqueline Veneroso.

A RBC - A RBC é uma publicação técnica, que tem como objetivo divulgar artigos com atributos científicos e técnico-contábeis, transmitindo estudos e experiências profissionais. Para a divulgação de matérias técnicas na RBC, impõe-se que seu conteúdo seja de natureza relevante para a profissão contábil, enfocando tanto a Contabilidade propriamente dita quanto disciplinas ou temas afins, de efetivo interesse para a profissão.

Em decorrência da sua alta no meio contábil, no mês de dezembro/2022, a RBC foi classificada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como Qualis B2. 

Além disso, como forma de premiar os melhores artigos publicados na RBC durante o ano e, ao mesmo tempo, estimular a produção de pesquisas técnicas e científicas na área contábil, o CFC lançou o Prêmio Olivio Koliver, no ano de 2013, em Porto Alegre (RS), que visa fomentar a produção e a disseminação do conhecimento na área contábil, além de prestar homenagem à memória de Olivio Koliver, um dos maiores expoentes da Contabilidade brasileira, falecido em 2009. A premiação é concedida, anualmente, ao melhor artigo selecionado entre os publicados na Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), editada pelo CFC.

Em 2017, a RBC tornou-se totalmente gratuita e ilimitada, com sua publicação, exclusivamente, em meio digital. Com o mesmo formato da edição impressa, a versão eletrônica mantém seis artigos e reportagem e/ou entrevista. A modalidade on-line trouxe à RBC a democratização no acesso.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.