ENMC: Inovação no relacionamento da RFB com os contribuintes é destaque no XIII ENMC 

Por Thais Loiola
CRCPI 

Discursos técnicos e coerentes, além de uma excelente explanação feita por dois grandes profissionais da Receita Federal do Brasil (RFB); assim pode ser definido o painel “As inovações no relacionamento da Receita Federal com os contribuintes”.

Com a participação do subsecretário de Arrecadação, Cadastros e Atendimento da RFB, Mário Dehon Santiago, e do auditor-fiscal da RFB Felipe Moraes, o painel foi moderado pela conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) Angela Dantas. 

Ambos falaram sobre as estratégias da RFB para se aproximar da sociedade. Segundo Mário Dehon, é preciso assumir que há uma dívida social acumulada pelo Brasil ao longo de 500 anos, especialmente junto às minorias. “Por conta de situações como essa, a Receita Federal do Brasil decidiu se aproximar da sociedade e tornar o nosso trabalho mais transparente. O programa Litígio Zero é um exemplo disso”, destacou. 

Felipe Moraes explicou as estratégias utilizadas para que os contadores consultem situações fiscais no eCAC. “Hoje, 80% dos acessos ao eCAC são feitos por meio do Gov.BR, o que universaliza o acesso aos serviços virtuais da Receita Federal”, destacou.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.