ENMC: começa o grandioso XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista

Por Graça Ferrari

CRCSP

O Hino Nacional Brasileiro, entoado pela cantora Rebbeca Grana e os mais de 2 mil participantes e autoridades presentes, deu início oficial ao XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista na noite de 20 de setembro de 2023, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques.

Anfitriã do ENMC, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM), Joseny Gusmão da Silva, deu as boas-vindas aos participantes e, muito emocionada, lembrou os desafios enfrentados ao organizar um evento tão grandioso. “Fomos perseverantes e, hoje, temos a honra de abrir este Encontro”, disse Joseny.

A presidente do CRCAM enfatizou sua gratidão ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC), às coordenadoras das Comissões Estaduais da Mulher, aos funcionários sob sua presidência e até mesmo à sua família. “O momento é de celebração”, disse Joseny. “Estamos vivendo uma excelente experiência. Celebramos o marco do empoderamento feminino e o nosso protagonismo no cenário contábil.”

“Juntos, somos capazes de enfrentar todos os desafios, e eu convido todos a viver três dias de pura magia, em uma experiência única, que mostra que a nossa trajetória é o nosso sucesso”, finalizou a presidente do CRC amazonense.

30% de líderes femininas até 2025

“Um agradecimento às mulheres pioneiras que, há mais de 30 anos, deram início à participação feminina na Contabilidade, com a criação das Comissões das Mulheres Contabilistas.” Assim iniciou seu discurso a coordenadora nacional da Mulher Contabilista, Marlise Alves Teixeira.

Depois de agradecer às coordenadoras regionais das Comissões da Mulher Contabilista o empenho na realização do XIII ENMC, Marlise disse que está confiante no trabalho que as mulheres realizam para chegar ao objetivo do Pacto Global da ONU Mulheres, de ter 30% de líderes femininas até 2030.

“Hoje o palco da Contabilidade é das mulheres”, encerrou Marlise. “Temos a força do protagonismo feminino.”

Sucesso não é só alcançar objetivos, mas também manter integridade

A presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Elvira Gomes Santiago, exaltou o fato de o CRCAM ter 52% de profissionais mulheres. Ela fez uma reflexão sobre o tema do XIII ENMC: “A trajetória é o nosso sucesso”.

“Trajetória é a nossa história, os desafios que vencemos, as experiências que nos tornam fortes e resilientes”. Sandra parabenizou os contadores presentes pelo Dia do Contador, que será celebrado na sexta-feira, 22 de setembro.

E ela encerrou: “Buscamos o sucesso, mas sucesso não é só alcançar objetivos, mas manter a nossa integridade ao longo do caminho”.

Sob muitos aplausos, a presidente do Comitê Latino-Americano Europa (Cilea) e presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, homenageou a cidade que acolhe o XIII ENMC, ao dizer que, “detentora de uma forte ligação com o sagrado feminino, cujo nome significa 'Mãe dos Deuses', a bela Manaus se preparou, majestosamente, para receber, em seu seio maternal, a Contabilidade com suas aguerridas mulheres contabilistas”.

Maria Clara, uma das pioneiras no protagonismo da mulher contabilista, lembrou que, “se lá atrás, em 1991, começamos com um humilde barquinho, hoje temos esse navio de grandes proporções, que sempre nos levará a outras paragens, na busca de aprendizagem contínua e tempestiva”.

“Que, ao sairmos daqui, possamos deslizar suavemente sobre as correntezas do Amazonas, levando na bagagem as valiosas lições aprendidas, os nossos mais íntimos sonhos e a nossa tão marcante obstinação. Como disse o poeta Fernando Pessoa, 'somos do tamanho de nossos sonhos'”, concluiu Maria Clara Bugarim.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.