ENMC: “Contabilidade em múltiplos olhares —Elas em movimento” é título de livro escrito por diversas mulheres da contabilidade brasileira

Por Ana Paula Machado  
CRCSE

Para encerrar com chave de ouro o XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), aconteceu, na tarde desta sexta-feira (22), o lançamento do livro “Contabilidade em múltiplos olhares — Elas em movimento” durante o painel "Mulheres na Contabilidade Apresentação do livro".

O livro é uma obra coletiva, escrita por mulheres talentosas e visionárias de todos os estados do Brasil. Com perspectiva única, elas apresentam no livro uma visão abrangente da contabilidade e têm como objetivo discutir a participação da mulher na Contabilidade. A partir do olhar de mulheres de diferentes gerações, culturas e realidades regionais, o projeto discute, também, a presença e importância da mulher na contabilidade.

“Cada capítulo do livro reflete uma variedade de temas e discursos – liderança, inovação tecnológica, empreendedorismo e educação –, que, juntos, retratam a dinâmica e a diversidade de nossa profissão”, explicou a presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Elvira Gomes Santiago.

O livro é dividido em seis capítulos, intitulados e norteados por temas como liderança e contabilidade empresarial; ambiental e inovação tecnológica; empreendedorismo feminino; a mulher na ciência e educação; contabilidade pública e governança; e diversidade e acessibilidade. São 20 artigos científicos elaborados com a finalidade de elevar as Ciências Contábeis, prevalecendo a inclusão e a valorização da mulher.

Para a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e do Comité de Integración Latino Europa-América (Cilea), Maria Clara Cavalcante Bugarim, a obra apresenta a importância, a liberdade e os valores da mulher no ambiente de trabalho e na Contabilidade.

“Esta valiosa publicação significa liberdade e vem perpetuar e enaltecer a pesquisa de talentosas mulheres, reunindo, em um só compêndio, as várias vertentes das Ciências Contábeis. As páginas que acabo de ler são um convite ao legítimo conhecimento — e quanto conhecimento! Estamos diante de um conteúdo riquíssimo e inédito, cujo teor perpassa por valorosas temáticas e desperta o interesse daqueles que acreditam na pujança da profissão contábil.”

O projeto foi organizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), tendo sido iniciado pela Comissão da Mulher do Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRCPA) e, posteriormente, ampliado para todo o Sistema CFC/CRCs.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.