ENMC: Empoderamento feminino deu a tônica do painel “AMBIÇÃO 2030 – Movimento Elas Lideram”

Por Thais Loiola
CRCPI

O XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista trouxe, na manhã desta quinta-feira (21), o painel “Ambição 2030 – Movimento Elas Lideram”. O espaço foi liderado por três grandes representantes do sexo feminino: Viviane Moura, Larissa Junckes e Luciana Lott.

O trio foi responsável pelo debate acerca do protagonismo feminino nas empresas. O movimento faz parte da parceria entre o Pacto Global da ONU Brasil + ONU Mulheres, em que instituições comprometidas com a paridade de gênero na alta liderança possuam 1.500 empresas compartilhando essa estratégia até o ano de 2030. O movimento também reforça que investir em mais mulheres em cargos de alta liderança é investir em uma sociedade mais igualitária e justa.

Cada painelista discorreu sobre a sua história pessoal no processo de ocupar espaços e conquistar o sucesso, definido como algo estritamente particular. Segundo Viviane Moura, é necessário que as mulheres olhem para dentro de si e busquem a resposta sobre qual caminho seguir. “O conceito de sucesso é muito individual. O meu conceito, por exemplo, está ligado à minha profissão, então, tudo que faço, toda a minha trajetória, é construída em busca daquilo que vai me ajudar a construir meu caminho”, destacou Viviane.

“Não existe desafio que consiga parar uma mulher obstinada”. Com esta fala, Larissa Junckes deu o seu recado no painel “Ambição 2030 – Movimento Elas Lideram”. Luciana Lott foi a responsável por fechar o painel, que teve moderação da conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Mônica Foerster.

As três painelistas também explicaram os “princípios de empoderamento das mulheres – WEPs”, que são tão necessários nesse processo. Os sete princípios estão inseridos na Jornada dos WEPs e podem ser assim definidos: considerar, reativar, assinar, ativar, envolver, sustentar e relatar.

Por fim, o trio foi unânime em defender que a igualdade de gênero está entre os princípios essenciais para que se estabeleça uma liderança corporativa de alto nível.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.