Em live, presidente do CFC apresenta balanço do ano para a classe contábil

Por Amanda Oliveira

Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, participou nesta quarta-feira (16) da última edição do ContNews, evento virtual promovido semanalmente pelo portal de notícias Contabilidade na TV. Breda fez um balanço das ações que impactaram a classe contábil e falou sobre os desafios para o ano de 2021.

“Os profissionais da contabilidade tiveram que resolver inúmeros problemas gerados pela pandemia, assessorando, principalmente, os micros e pequenos empresários a cumprirem as obrigações legais e, também a buscarem soluções econômico financeiras para manterem seus negócios em funcionamento. Com tantas demandas, criou-se uma parceria muito bacana entre as entidades de classe, os empresários contábeis e as empresas de software”, lembra o presidente ao fazer referência às questões trabalhistas e previdenciárias diante das normas baixadas pelo governo.

Durante a transmissão ao vivo, foram discutidas algumas pautas que estarão em alta no próximo ano, como o tema da sustentabilidade ambiental, social e corporativa, e o tema do relato integrado. A Fundação IFRS abriu uma consulta pública sobre a possibilidade de criação de um board internacional para tratar das normas de sustentabilidade. Além disso, também foram citadas como tendências as questões referentes à implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em setembro deste ano, e a Reforma Tributária, que segue em tramitação no Congresso Nacional.

Presente no encontro, o presidente da Fenacon, Sérgio Approbato Machado Jr., destacou a essencialidade da profissão durante a crise vivida nos últimos meses. “Nada será como antes. Aconteceram grandes mudanças e as pessoas tiveram que se acostumar forçadamente. No entanto, recebemos um retorno muito positivo. As empresas se sentiram seguras com o suporte que tiveram das empresas de contabilidade. Sentimos que a nossa atividade foi valorizada”, afirmou.

Para assistir a íntegra da discussão, clique aqui.

Congresso Brasileiro de Contabilidade
Perguntado sobre a nova data do Congresso Brasileiro de Contabilidade, o presidente do CFC disse que a realização da 21ª edição do evento está prevista para acontecer em Balneário Camboriú (SC) no segundo semestre de 2022. Em maio deste ano, a Deliberação CFC n.º 60 cancelou o CBC em virtude da pandemia de Covid-19.

Na ocasião, Breda confirmou uma outra agenda. Segundo ele, a Conferência Interamericana de Contabilidade irá acontecer em outubro de 2021, na cidade de Bento Gonçalves (RS), em conjunto com a Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.