Em gestão brasileira, Cilea será presidido pela primeira vez por uma mulher

A contadora brasileira Maria Clara Bugarim será presidente do Comitê. Solenidade de posse contou com o lançamento oficial das inscrições para o Congresso Brasileiro de Contabilidade

Por Ingrid Castilho
Comunicação do CFC

Nesta segunda-feira (8), aconteceu a solenidade de posse do novo conselho diretor do Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea), para o biênio 2023/2024. A gestão será liderada pela contadora brasileira Maria Clara Bugarim e marca a primeira vez em que uma mulher assume o papel de presidente da entidade.

O evento aconteceu em São Paulo, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do estado (CRCSP) e contou com a participação de diversos representantes organismos nacionais e internacionais contábeis. Dentre eles, estiveram presentes os vice-presidentes do Cilea: Laura Grajeda Trejo (México); Paula Franco (Portugal); Gustavo Gil Gil (Bolívia); Javier Anaya Lorduy (Colômbia); e Claudio Siciliotti (Itália).

Durante a cerimônia, Maria Clara disse estar honrada por representar a gestão do Brasil no Cilea e agradeceu a acolhida dos participantes. Ela afirmou que todo o comitê trabalhará de forma muito profícua para fortalecer a contabilidade no mundo. “Ao final da gestão esperamos ver mais do que resultados no Cilea. O nosso pensamento efetivo é ver as entidades [internacionais] de mãos dadas, para fortalecer a nossa profissão globalmente e não podemos pensar em algo ótimo apenas à nível local, precisamos pensar em um ótimo global. Muito muito obrigada a todos”, explanou.  

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Dantas, parabenizou a contadora reforçando a importância do papel do Cilea para a classe. “A integração contábil entre a América Latina e a Europa é imprescindível para a harmonização da economia e da profissão contábil. O intercâmbio de experiências reduz as barreiras comerciais e financeiras, aumenta a transparência nas transações internacionais, além de promover um ambiente de negócios mais justo e confiável para investidores e empreendedores”, ressaltou.

José Aparecido Maion, presidente do CRCSP, também reforçou a importância do Comitê, em especial, pela gestão estar sendo liderada pelo Brasil. Ele disse que foi uma honra sediar a solenidade e desejou votos de sucesso à nova presidente. “Esta união é uma vitória de todos nós que praticamos a contabilidade e nos fortalece”,

Conhecida por sua determinação e por quebrar paradigmas, Maria Clara assumiu com brilhantismo cargos até então nunca ocupados por mulheres. Ela foi elogiada e saudada por diversos líderes pelo novo cargo, como o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Daniel Mesquita Coêlho; o presidente da Asociación Interamericana de Contabilidad (AIC), Héctor Jaime Correa; o contador Francisco Maldonado que representou o board da Ifac; e pelo presidente do Conselho Geral de Economistas da Espanha, Valentín Pich Rosell.

Inscrições para o CBC

Após a solenidade, houve a abertura oficial das inscrições da 21ª edição do Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), que acontecerá de 8 a 11 de setembro de 2024, em Balneário Camboriú (SC). Os ingressos do 1 lote do evento já se encontram disponíveis, com preços promocionais. Veja aqui.

O momento foi também um convite a todos os participantes para prestigiarem o evento. A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marisa Luciana Schvabe de Morais, reforçou o empenho e o compromisso de todos os envolvidas na organização do evento, em fazer do congresso um momento especial. “Estamos empenhadíssimos em fazer o maior e melhor Congresso Brasileiro de Contabilidade de todos os tempos. Teremos uma programação de altíssimo gabarito”, disse.

Ela foi complementada pela presidente do Cilea, Maria Clara. “Nós sempre temos desafios com os nossos Congressos. A cada edição, nós fazemos melhorias e temos certeza absoluta que Balneário Camboríu seguirá essa tradição”, afirmou Maria Clara.

Para o momento também estiveram presentes o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Satiro e o presidente dos Contabilistas de Balneário Camboriú e região, Silvio Ribeiro.

Satiro disse que tem muito carinho pela classe contábil e que Balneário Camboríu está muito feliz com o Congresso. “O povo da nossa cidade é muito hospitaleiro e ficará feliz com a presença de todos vocês. Reforço o nosso compromisso e agredeço a oportunidade fazer da nossa cidade a sede desse evento. Será um prazer recebe-los e tenho certeza que vocês terão uma grande experiência em cidade”, enfatizou o prefeito.

O presidente Aécio Dantas explicou que a sede do evento foi escolhida por meio de eleição e concorreu junto a Manaus e o Distrito Federal. “Balneário é uma cidade que respira o futuro e o progresso, então estaremos em um ambiente muito propício para discutir os assuntos que permeiam a nossa profissão”, finalizou.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.