Desenvolvimento da contabilidade pública municipal é tema de reunião entre o CFC e a CNM

Por Lorena Molter

Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, participou de uma reunião institucional com representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O objetivo do encontro foi a discussão sobre o desenvolvimento da contabilidade pública nos municípios, assim como a capacitação dos profissionais que atuam na área. A reunião aconteceu no dia 23 de março na sede do CFC, localizada em Brasília (DF).

Imagem: Fábio Pinheiro

Na ocasião, estiveram presentes a colaboradora da CNM e professora da Universidade de Brasília (UnB), Diana Lima, o Analista Técnico de Contabilidade Pública da CNM, Marcus Vinicius Cunha, e a diretora-executiva do CFC, Elys Tevania.

Durante a reunião, Aécio Dantas ressaltou a importância da disseminação das Normas Brasileiras de Contabilidade do Setor Público (NBC TSP) no âmbito dos municípios. O presidente do CFC ainda falou que considera ser fundamental levar aos municípios os princípios da governança e lembrou que o Conselho é referência no assunto, entre os conselhos de profissões regulamentadas, segundo o ranking do Tribunal de Contas da União (TCU). “Hoje o CFC tem um reconhecimento por parte do Tribunal de Contas como o Conselho que mais aderiu a todas essas questões que envolvem a governança dentro do perfil adotado pelo TCU para a esfera federal”, disse.

Já Diana Lima falou sobre o interesse da CNM em credenciar os cursos da Confederação para pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC, como uma forma de incentivar a capacitação dos contadores dos municípios.   

Imagem: Fábio Pinheiro

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.