CVM passa a ser membro do conselho do IFIAR

Por Assessoria de Imprensa da Comissão de Valores Mobiliários

Nomeação aconteceu em Reunião Plenária na Grécia

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi eleita como novo membro do conselho do International Forum of Independent Audit Regulators (IFIAR), cuja finalidade é servir ao interesse público, incluindo investidores, aperfeiçoando a supervisão de auditoria globalmente.

Além disso, líderes das maiores empresas de auditoria foram convidados a detalhar os esforços atuais para aprimorar a qualidade da auditoria em escala global. Os temas dessas discussões incluíram: cultura das empresas, desafios no recrutamento e retenção de pessoal e monitoramento da qualidade da auditoria pelas empresas.

Sobre o Fórum

No Brasil, a CVM é responsável pelo registro e inspeção de auditores independentes desde o início de suas operações em 1978. As inspeções eram realizadas ‘sob demanda’, caso a caso, sendo que as inspeções periódicas foram iniciadas no âmbito do SBR, o programa de Supervisão Baseada em Risco instituído pelo Conselho Monetário Nacional, em 2007.

Em decorrência das discussões no cenário internacional, o IFIAR foi criado em 2006 e reúne reguladores de auditoria independentes de 55 jurisdições representando a África, América do Norte, América do Sul, Ásia, Oceania e Europa.

O IFIAR fornece uma plataforma para os membros intercambiarem informações sobre o ambiente de auditoria, experiências práticas, percepções de suas inspeções de empresas de auditoria, práticas de fiscalização, envolvimento com comitês de auditoria, programas de indicadores de qualidade de auditoria e do mercado em geral.

Link para texto original: https://www.cvm.gov.br/noticias/arquivos/2019/20190506-1.html

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.