CRE realiza sorteio para definição dos revisados

Por Daniel Bruce
Comunicação CFC

O Comitê de Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade (CRE) realizou, nesta terça-feira (24), o sorteio para a definição dos revisados que deverão se submeter ao programa em 2023.

O evento aconteceu em formato híbrido; a modalidade presencial ocorreu no plenário do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP). Para visualizar a gravação de maneira virtual, basta acessar o CFCTV, no YouTube, por meio do link: https://youtu.be/ZSLNVI3HfDM.

Participaram do sorteio o coordenador do Comitê, contador Rogério Rokembach; a vice-presidente técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Ana Tércia Rodrigues; os representantes do Grupo Assessor, Bruno e Cintia; e os integrantes do CRE, Pepe, Guerra, Humberto e Ronaldo.

De acordo com Rokembach, o Comitê decidiu prorrogar, até 31 de maio de 2023, os prazos para a indicação dos revisores e, também, a data de entrega dos trabalhos de revisão. Segundo o coordenador, essa decisão foi tomada para adequar as questões ligadas ao programa do CRE e ao estabelecimento de um novo ciclo de quatro anos.

Na oportunidade, a vice-presidente técnica do CFC, Ana Tércia Rodrigues, reafirmou o compromisso da Vice-Presidência Técnica no acompanhamento e na implementação de melhorias necessárias para que o programa de revisão esteja sempre atualizado com as melhores práticas de qualidade exigidas pelas empresas de auditoria em âmbito global.

Ainda de acordo com Ana Tércia Rodrigues, é preciso dedicação para que o trabalho seja realizado de maneira exemplar e com alto padrão de qualidade. “Que nós estejamos sempre alinhados com toda a legislação de padrão internacional e com os reguladores globais de auditoria, pois não é uma tarefa fácil implementar e manter as melhorias necessárias para que esse processo se qualifique cada vez mais”, finalizou.

Sobre o CRE

A Revisão Externa de Qualidade, chamada de “Revisão pelos Pares”, é considerada elemento essencial de garantia da qualidade dos serviços de auditoria independente no âmbito internacional e, por este motivo, foi instalado um Comitê Administrador específico, denominado Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade (CRE), instituído pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon). O controle de qualidade constitui um dos pontos centrais da NBC PA 11 – Revisão Externa de Qualidade pelos Pares.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.