CRE realiza reunião na Comissão de Valores Mobiliários

Por Fabrício Santos

O Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade (CRE) realizou, no último dia 19 de outubro de 2015, no auditório da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no Rio de Janeiro (RJ), reunião com os auditores independentes do CRE.

O encontro contou com a participação de auditores independentes do Rio de Janeiro e de outros Estados, além de colaboradores da CVM que atuam em assuntos relacionados à auditoria.

O Superintendente de Normas Contábeis e de Auditoria da CVM, José Carlos  Bezerra, ao fazer a abertura da reunião, esclareceu dúvidas sobre o registro dos auditores contábeis nas autarquias.

Já o gerente de Normas de Auditoria da CVM, Madson Gusmão Vasconcellos, fez uma apresentação abordando, entre outros assuntos, sobre o sistema de gestão baseado em risco utilizado pela autarquia para acompanhamento dos auditores independentes, além de aspectos relacionados à educação continuada, inspeções nas firmas de auditoria e revisão pelos pares.

O representante do CRE, Rogério Costa Rokembach, apresentou os resultados das revisões em 2014 e em 2013, e sobre o andamento das análises relativas às revisões de 2015. Na ocasião, Rokembach abordou os principais problemas identificados nas revisões como ausência de planejamento e de papéis de trabalho, amostragens em desacordo com a norma e apresentação de documentação insuficiente ou preenchida de forma incompleta. O integrante do CRE, Charles Almeida, também participou da reunião.

Sobre CRE

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Instituto de Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), por delegação da CVM, instituíram o Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade (CRE) que tem como objetivo avaliar os procedimentos adotados pelos contadores que atuam como Auditor Independente e pela Firma de Auditoria, com o propósito de assegurar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.