CRCSP: Presidente, vice-presidentes e conselheiros do tomam posse com a presença do governador

Por Comunicação CRCSP 
Gestão 2016-2017 tem como lema Transparência e Responsabilidade Social com Excelência

O governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, o secretário de Estado da Fazenda, Renato Vilela, e o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, estavam presentes na solenidade de posse dos conselheiros do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), realizada em 18 de março de 2016.

Da esq. para a dir.: presidente do CRCSP, Gildo Freire; governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; e o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho

Da esq. para a dir.: presidente do CRCSP, Gildo Freire; governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; e o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho

A solenidade contou também com as presenças dos deputados federais Arnaldo Faria de Sá (PTB) e Walter Ihoshi (PSD), do deputado estadual Itamar Borges(PMDB) e da vereadora Edir Sales (PSD). Presidentes e conselheiros do CFC e Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), presidentes de entidades contábeis, ex-presidentes e delegados do CRCSP foram desejar uma feliz gestão aos empossados.

O presidente da gestão 2014-2015, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, transmitiu o cargo para o contador e empresário da contabilidade Gildo Freire de Araújo, que estará à frente do Conselho Diretor do maior Conselho brasileiro no biênio 2016-2017.

Gildo Freire de Araújo

Gildo Freire de Araújo

O Conselho Diretor do CRCSP é formado pelo presidente Gildo e pelos vice-presidentes Marcia Ruiz Alcazar (Administração e Finanças), José Donizete Valentina (Fiscalização, Ética e Disciplina), José Aparecido Maion (Desenvolvimento Profissional) e Neusa Prone Teixeira da Silva (Registro).

"Deixamos a presidência do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, mas continuamos a trabalhar pelo desenvolvimento da profissão", disse Filippi. Depois de agradecer aos conselheiros, delegados e funcionários do CRCSP que trabalharam durante sua gestão, ele também falou que "ao iniciar esta nova etapa de trabalho, desejamos ao presidente Gildo, aos vice-presidentes Marcia, Donizete, Maion e Neusa e a todos os conselheiros do CRCSP que esta nova jornada seja plena de sucesso".

Como o Termo de Compromisso e Posse e o Juramento dos conselheiros já tinham acontecido em 4 de janeiro, quando houve a posse formal, foi feita a apresentação do Conselho Diretor, formado pelo presidente Gildo e os vice-presidentes de Administração e Finanças, Marcia Ruiz Alcazar; Fiscalização, Ética e Disciplina, José Donizete Valentina; Desenvolvimento Profissional, José Aparecido Maion, e Registro, Neusa Prone Teixeira da Silva.

Saudados por uma grande salva de palmas foram apresentados também os conselheiros efetivos e os conselheiros suplentes que fazem parte da gestão 2016-2017.

As esposas dos presidentes Gildo Freire de Araújo e Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, respectivamente Margaret Mori Freire de Araújo e Myrian Rita Fonseca Filippi, receberam como homenagem ramalhetes de flores. Margarete entregou as flores para Myrian e Marilda Prado de Mello, esposa do presidente Sergio Prado de Mello, gestão 2008-2009, ofereceu as flores para Margarete.

Profissional da contabilidade: bússola das empresas

O presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - 5ª Seção Regional, Sérgio Antônio Dias da Silva, falou em nome das Entidades Contábeis de São Paulo. Ele fez votos que "a nova gestão do CRCSP prossiga na missão de ser a entidade que dá segurança aos profissionais da contabilidade, assegurando-lhes o respeito à profissão, à ética e à disciplina", disse Sérgio Dias.

E complementou: "As Entidades Contábeis de São Paulo têm o CRCSP como parceiro no trabalho desenvolvido pela autarquia, responsável pelo registro, fiscalização e implementação do desenvolvimento educacional dos profissionais da contabilidade".

"Neste momento difícil para as empresas", disse o deputado Itamar Borges, "é bom saber que podemos contar com os profissionais da contabilidade. Eles são a bússola das empresas".

A vereadora Edir Sales afirmou que a "cidade só tem a ganhar com a posse dos conselheiros do CRCSP". A vereadora foi portadora de uma homenagem ao presidente da gestão anterior do CRCSP, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi. Ela também convidou a todos para a homenagem, no dia 11 de abri, que a Câmara Municipal de São Paulo prestará ao Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado em 25 de abril.

O deputado Arnaldo Faria de Sá afirmou que "a Contabilidade estará a serviço do Brasil neste momento em que os balanços não fecham e vivemos o começo do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff pela Câmara dos Deputados". Ele lembrou o trabalho que faz em conjunto com as Entidades Contábeis de São Paulo. Recentemente o deputado acompanhou lideranças contábeis à Receita Federal, entre elas o presidente do CRCSP Gildo, para buscar uma solução sobre as multas da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (Gfip).

Orgulho de pertencer à classe contábil

José Martonio Alves Coelho

José Martonio Alves Coelho

No ano que a regulamentação da profissão contábil e a criação do CFC e dos CRCs completa 70 anos, "esta solenidade de posse é um momento histórico e o exemplo do exercício da democracia", disse o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho.

"O Sistema CFC/CRCs trabalha pela modernização da profissão, valorização dos profissionais e proteção da sociedade. Somos profissionais indispensáveis e devemos ter orgulho de pertencer à classe contábil".

"Transparência e Responsabilidade Social com Excelência", O presidente do CRCSP Gildo Freire de Araújo agradeceu a presença de todos e afirmou o compromisso e o importante papel dos profissionais da contabilidade para a sociedade. Ele disse que "o Brasil e os brasileiros vivem uma conjuntura de incertezas e inquietudes, geradas pela prolongada crise política e pela pesada carga de instabilidade econômica".

"São situações como essas em que nós, profissionais da contabilidade que temos um papel junto à sociedade, temos de nos unir em prol da retomada dos negócios, do desenvolvimento social e econômico. Somos um país com uma democracia criada pelo povo brasileiro, que soube sair de situações tão ou mais conflituosas como a que vivemos neste momento. Nossa Pátria é um país maduro, de pessoas decentes e honestas que querem o melhor para a nossa geração e para os nossos filhos".

Gildo lembrou que o lema da gestão 2016-2017, "Transparência e Responsabilidade Social com Excelência", vai guiar o trabalho do CRCSP nos próximos dois anos. "Nós, profissionais da contabilidade, sabemos do nosso dever como uma classe coesa e segura de nossas obrigações e compromisso social. Sempre contribuímos com o nosso trabalho e o nosso talento para a grandeza do Brasil".

Brasil vai se socorrer do talento dos profissionais da contabilidade

Governador Geraldo Alckmin

Governador Geraldo Alckmin

Ao encerrar a solenidade, o governador Geraldo Alckmin falou da grande alegria de estar presente à posse. "Estamos à inteira disposição do CRCSP, de quem esperamos uma boa parceria para fortalecer a economia brasileira".

"Devemos a modernização muito aos profissionais da contabilidade a modernização da economia. Se o governo seguisse as premissas da partida dobrada, em que a cada débito deve corresponder um crédito, certamente nosso país não estaria na situação econômica que está".

Alckmin citou o papa João XXIII, segundo o qual, "o desenvolvimento é o novo nome da paz. Para sair da difícil situação em que vivemos, certamente o Brasil vai se socorrer dos profissionais da contabilidade", encerrou o governador.

Presenças

Estavam presentes à solenidade de posse: os presidentes da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Juarez Domingues Carneiro; da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Irineu De Mula; da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, José de Souza; do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Jair Gomes de Araújo; do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Márcio Massao Shimomoto; da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Paschoal Rizzi Naddeo; da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Antônio Carlos Machado; o presidente em exercício da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Jânio Francisco Benith; o promotor de Justiça e curador de Fundações de São Paulo Airton Grazzioli, e os presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade Antônio Carlos Nogueira Cerqueira (Bahia), Clara Germana Gonçalves Rocha (Ceará), Rogério Marques Noé (Minas Gerais), Garibaldi Dantas Filho (Paraíba), José Gonçalves Campos Filho (Pernambuco), Vitória Maria da Silva (Rio de Janeiro), João Gregório Júnior (Rio Grande do Norte), Antônio Carlos de Castro Palácios (Rio Grande do Sul), Marcello Alexandre Seemann (Santa Catarina) e Ângela Andrade Dantas Mendonça (Sergipe).

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.