CRCSP comemora 74 anos de existência

Ingrid Castilho
Comunicação do CFC

O Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP) celebrou nesta segunda-feira (7), 74 anos de existência em favor da classe contábil paulista. A instituição comemorou o fato por meio de uma solenidade on-line, transmitida pelo canal do YouTube, com a participação de contadores do Sistema CFC/CRCs e de outras entidades parceiras.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, participou da cerimônia e em seu discurso destacou que “desde a sua criação, o Conselho Regional vem desempenhando – com maestria – ações com foco no registro, na fiscalização do exercício profissional e na promoção da educação continuada”. Ele saudou e parabenizou os mais de 150 mil profissionais da contabilidade, além de 21 mil organizações contábeis que estão no Estado, lembrando que o quantitativo faz do CRCSP o maior regional do país.

Zulmir também ressaltou que a história de sucesso da instituição está ligada à dos líderes que passaram por ela. Assim, parabenizou o atual presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, pela gestão e em nome dos ex-presidentes da casa citou o contador José Serafim Abrantes, que também já presidiu o CFC; além de duas mulheres que já ocuparam o cargo no regional: Regina de Castro (1994 ); e Márcia Alcazar (de 2018 a 2019).

Por fim, Zulmir afirmou que a pandemia trouxe um dos maiores desafios para a profissão, mas que ao mesmo tempo, permitiu a todos a chance de se reinventar. Assim, a forma de comunicação e de trabalho do Sistema CFC/CRCs foi aprimorada.

A solenidade homenageou personalidades que se destacaram na profissão contábil durante o ano com a outorga das Medalhas do Mérito Contábil, e os autores dos melhores trabalhos de mestrado e doutorado sobre temas contábeis, com a entrega do Prêmio de Tese e Dissertação. Além disso, marcou o lançamento do livro Pronunciamentos contábeis aplicados aos negócios, publicado pela Academia Paulista de Contabilidade (APC).

CRCSP

O CRCSP foi instalado em 14 de dezembro de 1946, para atender ao Decreto-Lei n.º 9.295/1946, que instituiu o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e definiu as atribuições dos profissionais da contabilidade. Desde então, a entidade promove as ações necessárias para o registro, a fiscalização do exercício profissional e a promoção da Educação Profissional Continuada no Estado de São Paulo.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.