CRCRS: Contabilidade e Cultura aportam no RS – Museu Itinerante da Contabilidade chega a Porto Alegre

Por Ruvana De Carli - Comunicação CRCRS

 

Profissionais, estudantes, líderes de entidades contábeis e autoridades formaram o numeroso público que participou, na noite desta segunda-feira (24), da inauguração da Exposição do Museu Itinerante da Contabilidade, no 3º piso do Praia de Belas Shopping, em Porto Alegre. O evento de lançamento contou com dois momentos especiais: logo após o corte da fita inaugural, a visita à exposição intitulada Contabilidade – Um balanço da História, e o CineContábil Abracicon, com a exibição do filme A Imagem do Profissional da Contabilidade, que iniciou com um documentário sobre os 70 anos de história do CRCRS e, depois, mostrou o processo de construção de uma nova imagem do profissional da contabilidade, baseada na ética, na importância do papel desempenhado em diferentes âmbitos, diante da alta demanda e da diversidade de oportunidades do mercado de trabalho.

Representantes das entidades realizadoras do evento: Juarez Carneiro, presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade; Antônio Palácios, presidente do CRCRS; Maria Clara Bugarim, presidente da Abracicon; presidente da ACCRGS, Eloi Dalla Vecchia; vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ana Tércia Lopes Rodrigues; e Zulmir Breda, vice-presidente Técnico do CFC

Ao cumprimentar os presentes, o presidente do CRCRS, Antônio Palácios, agradeceu o apoio, o prestígio e a possibilidade de proporcionar aos profissionais do RS a oportunidade de visitar o Museu Itinerante. Ele falou sobre a evolução da Contabilidade, da necessidade dos profissionais buscarem, continuamente, a educação continuada para melhor cumprirem seu papel. “Esse profissional, hoje, extrapola os registros de dados e assume um compromisso de proteção à  sociedade, por meio da transparência e de informações contábeis qualificadas”, afirmou Palácios.

Antônio Palácios, presidente do CRCRS

O vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, representando o presidente do CFC, José Martonio Coelho, ilustrou a importância do Museu, citando a frase do pensador romano Marco Túlio Cícero, “Não saber o que aconteceu antes do teu nascimento te faz permanecer como criança para sempre”. segundo ele, os profissionais da contabilidade são os guardiões da riqueza e contar sua história é parte do processo de construção da imagem do profissional e objetiva, também, motivar os jovens profissionais e estudantes a se qualificarem cada vez mais intensamente.

Zulmir Breda, vice-presidente Técnico do CFC, representando o presidente José Martonio Coelho

A seguir, a presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim, destacou a importância de realizar eventos diferentes, como esse, que valoriza a Contabilidade como Ciência Social aplicada, que motiva os estudantes e os jovens profissionais. Ressaltou, ainda, que o desenvolvimento econômico, em qualquer lugar do mundo, está centrado em informações contábeis consistentes, o que dá a medida da importância da profissão.

Maria Clara Bugarim, presidente da Abracicon

O presidente da Academia de Ciências Contábeis do RS, Eloi Dalla Vecchia, salientou que a presença do Museu Itinerante no Estado é uma oportunidade de se vivenciar a história da Contabilidade.

Eloi Dalla Vecchia, presidente da ACCRGS

Os grandes personagens que contribuíram para a construção da história da Contabilidade no Brasil foram lembrados pelo presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro, com distinção especial para os gaúchos Olivio Koliver, Ivan Gatti, Enory Spinelli, João Verner Juenemann, Rogério Rokembach, Zulmir Breda e Antônio Palácios, juntamente com a vice-presidente Ana Tércia e a equipe que hoje conduz o CRCRS. Carneiro também cumprimentou a presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim, pelas iniciativas de realização do Museu Itinerante e do CineContábil que, desde 2012, tem levado Contabilidade e cultura a todos os estados brasileiros.

Juarez Carneiro, presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade

A Exposição do Museu Itinerante da Contabilidade estará aberta ao público até o dia 23 de agosto, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 22h. A realização é da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) em parceria com a Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, com apoio do Conselho Federal de Contabilidade, do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul e Fundação Brasileira de Contabilidade.

sala de cinema do Shopping Praia de Belas ficou lotada na exibição do filme A Imagem do Profissional da Contabilidade

foto8

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.