CRCPR: Receita revela detalhes da Lava Jato no 2º Fórum Paranaense de Contabilidade

Por Adriana Magalhães – Comunicação CRCPR

Chefe do Escritório de Pesquisa e Investigação da RFB em Curitiba apresenta casos práticos de investigação de corrupção e lavagem de dinheiro durante o 2º Fórum Paranaense de Contabilidade

Como a contabilidade vem contribuindo para dimensionar o tamanho do rombo nas contas públicas revelado pela força-tarefa da Operação Lava-Jato e por outras tantas apurações de fraudes contra o erário em que a Receita Federa do Brasil (RFB) vem atuando? Essa e muitas outras perguntas vão estar em pauta na palestra do chefe do Escritório de Pesquisa e Investigação da RFB na 9ª Região Fiscal, Roberto Leonel de Oliveira Lima, durante o 2º Fórum Paranaense de Contabilidade, que acontece no dia 18 de maio, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, em Curitiba.

"Aqui em Curitiba temos uma equipe de 10 servidores atuando em várias frentes de investigação, entre elas a força-tarefa da Operação Lava Jato, analisando, a partir de autorizações judiciais, os dados fiscais das pessoas e empresas investigadas, subsidiando o trabalho das diversas instâncias do Poder Judiciário", conta o auditor fiscal, que está à frente dessa divisão da Receita desde 1996. "Durante nossa participação no 2º Fórum Paranaense de Contabilidade, vamos apresentar alguns casos práticos, entre eles uma síntese da Operação Lava Jato sob o ponto de vista da investigação da Receita Federal, detalhando seus reflexos tributários e resultados obtidos até o momento. Nosso objetivo é sensibilizar o profissional de contabilidade sobre como ele pode contribuir com a prevenção à lavagem de dinheiro", explica.

Roberto Leonel de Oliveira Lima participou de vários eventos sobre prevenção e combate da lavagem de dinheiro, no Brasil e no Exterior, entre eles: Programa de Treinamento Internacional sobre Fraudes Financeiras, promovido pelo Internal Revenue Service - IRS (Receita Federal Americana), em Glynco, Geórgia, EUA, e na visita de familiarização sobre ferramentas e técnicas utilizadas na luta contra a lavagem de dinheiro, junto à Agência Tributária Espanhola, em Madri, Espanha. Atua como instrutor certificado do tema Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo junto à Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas (Cicad) da Organização dos Estados Americanos (OEA) e há mais de dez anos ministra palestras e treinamentos sobre esquemas de lavagem de dinheiro e de remessas internacionais, representando a Coordenação-Geral de Pesquisa e Investigação em diversos encontros e seminários, atendendo, além das unidades da Receita Federal, vários órgãos estaduais e federais, entre eles a Academia da Polícia Federal, Escola da Magistratura Federal e a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça.

"Estamos muito empolgados com o fato de nossa área de Desenvolvimento Profissional ter incluído na programação do fórum um tema tão atual, que desperta o interesse e a curiosidade não apenas do profissional da contabilidade, mas de qualquer cidadão de bem interessado em ver o nosso Brasil passado a limpo", revela o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni.

"Nosso compromisso é trazer temas e palestrantes de real relevância para a classe contábil e para isso nossa equipe não mediu esforços para viabilizar uma programação com palestrantes de primeira grandeza, como é o caso do auditor fiscal Roberto Leonel de Oliveira Lima", ressalta a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Elizangela de Paula Kuhn.

O 2º Fórum Paranaense de Contabilidade acontece no dia 18/5, das 8h15 às 17h00 e apresentará ainda as palestras Atualidades Tributárias de 2016, os Desafios para o desenvolvimento econômico brasileiro, O papel e as responsabilidades do profissional da contabilidade no combate à lavagem de dinheiro e Os impactos da tecnologia sobre a profissão contábil. Confira aqui a programação completa. As inscrições são gratuitas, com validação mediante a doação de 5 kg de alimentos não perecíveis no ato do credenciamento. As doações serão destinadas a entidades assistenciais credenciadas junto ao CRCPR. Estudantes de Ciências Contábeis também podem participar.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.