CRCPR: Marcos Rigoni é empossado presidente

Por Comunicação CRCPR

Na noite de 18 de março, aconteceu a solenidade de posse do novo presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Marcos Rigoni. A cerimônia aconteceu no auditório da entidade, em Curitiba, e contou com a presença de diversas autoridades, lideranças da classe contábil e empresarial, representantes do Conselho Federal de Contabilidade, da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Fundação Brasileira da Contabilidade, de ex-presidentes do CRCPR e de conselhos regionais de diversos estados e de outras profissões regulamentadas.

rigoni

Marcos Rigoni

Marcos Rigoni milita há mais de 20 anos no CRCPR, tendo ocupado várias vice-presidências e trabalhado ao lado de diversos presidentes, especialmente de Lucelia Lecheta, ao lado de quem travou diversas batalhas pela valorização da classe contábil durante seus dois mandatos e tendo participado da criação e implantação dos principais programas desenvolvidos pelo CRCPR ao longo dos últimos anos. Paranaense de Porto Amazonas, Rigoni é bacharel em Ciências Contábeis pela FAE e pós-graduado em Contabilidade Gerencial e Auditoria pelo CDE-FAE. Entre as principais atividades profissionais, foi supervisor contábil da Petróleo Ipiranga, consultor tributário e instrutor de cursos das empresas Mapa Fiscal e IOB, participando do grupo responsável pelo lançamento das mesas-redondas que por muito tempo levaram informações técnicas aos profissionais de todo o Paraná. Foi também instrutor de cursos do SENAC, nas áreas contábil e tributária, e juiz classista. Há mais de 20 anos participa das entidades contábeis, tendo sido diretor do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e do Sescap-PR.

CRCPR

A primeira pessoa a discursar durante a solenidade foi Lucelia Lecheta que, bastante emocionada, enumerou diversos fatos e conquistas que a fizeram sorrir durante os quatro anos em que presidiu a entidade. O presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, homenageou Lucelia, agradecendo por sua parceria em tantos momentos de luta vivenciados pelas entidades contábeis durante seus dois mandatos.

A seguir discursou Marcia Fruet, presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) e primeira dama do município, que na ocasião representou também o prefeito Gustavo Fruet. Márcia destacou a importância do trabalho de Lucelia à frente do CRCPR, que resultou em um aumento da destinação de imposto de renda para programas assitenciais do município de Curitiba, lembrando que em 2012, o Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI) recebeu cerca de R$ 250 mil em doações. Já em 2014, o volume de recursos chegou a R$ 10 milhões, em boa parte graças ao apoio dos contabilistas, causa abraçada por Lucelia. A Rigoni, Márcia desejou que tenha muito entusiasmo para conduzir seu mandato pelas turbulências pelas quais o país vem passando, e reafirmou a intenção de intensificar cada vez mais a parceria com a classe contábil, que vem possibilitando a captação de recursos valiosos para os programas sociais do município.

Márcia foi sucedida pelo vereador Hélio Wirbinski, que manifestou seu orgulho por representar os contabilistas na Câmara Municipal de Curitiba, agradeceu a Lucelia pela frutífera parceria e manifestou a Rigoni seus votos de que esse vínculo cada vez mais se intensifique.

O próximo a falar foi Divanzir Chiminacio, presidente da Fecopar, que também fez seus agradecimentos a Lucelia e conclamou Rigoni a intensificar ainda mais o relacionamento do CRCPR com as entidades da classe contábil.

O representate da Fenacon, Mario Elmir Berti, disse a Rigoni que não importam quais as lutas que ele enfrentará, porque ele estará preparado para enfrentá-las.

Zulmir Breda

Zulmir Breda

A seguir falou o vice-presidente técnico do CFC, Zulmir Breda, que representou o presidente da entidade. Ele destacou o fortalecimento do CRCPR ao longo dos últimos anos, que possibilitou torná-lo um dos cinco maiores conselhos de contabilidade do país. A seguir, ele realizou a diplomação de Rigoni.

Emocionado, Rigoni não pode deixar de comentar em seu discurso a atual crise política que o país atravessa. "Estamos todos cientes de que a situação econômica, política e social do nosso país é extremamente preocupante. O quadro é de inflação elevada, desemprego (já são cerca de 9 milhões de pessoas à procura de trabalho), falta de investimentos, quebra de empresas, falta de perspectivas, colapso governamental, assalto ao patrimônio público. Podridão exala dos bastidores da política! O Brasil está gravemente ferido pela falta de ética, honestidade e competência de muitos governantes e representantes políticos...e tudo se reflete em nós, não só como cidadãos, mas também como profissionais." Manifestou também sua indignação com o fato de que a maior parte do profissional contábil é consumida para atender às obrigações impostas pelo governo, ao invés de dedicar-se ao cliente, que efetivamente pagou pela sua prestação de serviços.

Encerrou com uma mensagem de otimismo, afirmando que "não cabe reclamar que o solo é árido, que o sol queima, que a chuva é pouca...nossa missão é semear. É isso que vamos fazer."

Novos conselheiros

Na sequência, foram diplomados os novos conselheiros efetivos e suplentes, encerrando a solenidade.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.